Todos os atores querem trabalhar com o lendário Clint Eastwood, mas quando isso finalmente acontece é intimidante, de acordo com Tom Hanks, ele próprio também já um ícone do cinema.

O que os juntou foi "Milagre no Rio Hudson", um filme em torno da prodigiosa amaragem de emergência sem causar vítimas de um avião com 155 passageiros em pleno Rio Hudson após um grupo de gansos-do-canadá atingir as duas turbinas a 15 de janeiro de 2009. A proeza foi efetuada pelo Capitão Chesley 'Sully' Sullenberger.

Na Grã-Bretanha, a estreia acontece só em dezembro e Tom Hanks recordou a experiência da rodagem no talk show de Graham Norton.

'Sem dúvida que não queremos apanhar um desses olhares à Eastwood'.

'Ele trata os atores como cavalos porque quando fazia a série "Rawhide" nos anos 60 o realizador gritava 'Ação!' e os cavalos todos fugiam'. Portanto, quando ele está ao comando diz com uma voz realmente pausada e suave [imita o realizador] 'Muito bem, avancem' e em vez de gritar 'Corta!', diz 'Isso é suficiente''.

'É muito intimidante!', concluiu.

Por outro lado, o ator, que já ganhou dois Óscares, com "Filadélfia" (1993) e "Forrest Gump" (1994), descobriu que o comandante do avião que ia representar no grande ecrã era igualmente rigoroso e não ia facilitar.

'Sully foi muito específico sobre a forma como representávamos os procedimentos e as emoções. Vou só dizer isto, visitei-o e ele disse, 'Fico contente por o conhecer, ainda bem que chegou a horas. Clint apareceu e estava atrasado 20 minutos'.

'A seguir, puxou deste argumento gasto, agrafado e anotado que tinha lido. Todo cheio de 'post-tis' e pequenos cartões – tenho a certeza que até a sua mulher tinha escrito nele 'Não' com bâton! Passámos por cada página e cada momento, cada movimento tinha sido comentando. Ele tinha opiniões.'

Visto por quase 173 mil espectadores no nosso país,"Milagre no Rio Hudson" foi um sucesso comercial e pode ser candidato a várias nomeações nos Óscares do próximo ano.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.