A 6ª edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano decorre em Lisboa (20 a 28 de março), Coimbra (2 a 5 de abril), Porto (4 a 7 de abril, Funchal (11 a 14 de abril), Loulé (19 a 21 de abril) e Luanda (6 a 9 de junho).
A Festa do Cinema Italiano regressa ao Porto de 4 a 7 de abril e exibe uma seleção das mais relevantes produções cinematográficas italianas da última temporada no Cinema Passos Manuel.
O filme de Andrea Segre «Io sono Li» venceu a sexta edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que terminou em Lisboa com uma assistência global de 11.000 pessoas em oito dias, nas salas e eventos do festival.
«La Migliore Offerta», do realizador Giuseppe Tornatore, oscarizado por «Cinema Paraíso», fecha hoje a parcela de Lisboa da Festa do Cinema Italiano, que encerra em grande com um concerto dos Calibro 35.
Um dos maiores clássicos da história do cinema, realizado por Luchino Visconti em 1971 a partir do romance de Thomas Mann. Dirk Bogarde e Björn Andrésen são os inesquecíveis Gustav von Aschenbach e Tadzio.
Rutger Hauer interpreta Maciste, um ex-herói do cinema agora cego e esquecido, num filme realizado por Alicia Scherson a partir de um romance de Roberto Bolaño.
Um filme inventivo, criativo e surpreendente, sobre os primeiros anos da adolescência, que será apresentado pelo próprio realizador, Salvatore Mereu, que está em Lisboa a convite da Festa do CInema Italiano.
Um documentário sobre uma tragédia que chocou Itália e Portugal: a queda do avião da equipa de futebol do Grande Torino, quando vinha de Lisboa onde tinha acabado de jogar com o Benfica.
Primeiro filme de uma importante trilogia de «poliziotteschi» realizada por Fernando Di Leo, a que se seguiram «La Mala Ordina» e «Il Boss», também exibidos na Festa do Cinema Italiano.
Um dos melhores «western-spaghetti» da história do cinema, protagonizado por Franco Nero, o Django original, e realizado por Enzo G. Castellari, um dos mais notáveis diretores do género.
Marco Tullio Giordana, o realizador de «A Melhor Juventude», vai estar na abertura da Festa do Cinema Italiano para apresentar este seu mais recente filme, sobre o massacre de Piazza Fontana, episódio que abre «os anos de chumbo» italianos.
O filme «Romanzo di una Strage», do realizador Marco Tullio Giordana, abrirá na quinta-feira a Festa do Cinema Italiano, em Lisboa, que arranca oficialmente hoje, com a tradicional Festa de Abertura no Miradouro Portas do Sol.
O «spot» da 6ª edição da Festa do Cinema Italiano é uma homenagem aos filmes policiais dos anos 70, realizado por Filipe Melo e protagonizado por nomes como The Legendary Tigerman, Samuel Úria, Victoria Guerra e Ana Lúcia Chita.
A sexta edição do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano começa no dia 20, em Lisboa, com uma programação mais abrangente, com uma nova secção, homenagens ao «western-spaghetti» e aos «poliziottesco», e um filme que envolve o Benfica.