«Io sono Li», considerado o melhor filme entre os títulos do novo cinema italiano em competição, recebeu o Prémio Oficial Rottapharm Madaus e o Prémio do Público, este último determinado pelos espetadores do festival, em votação direta no final das sessões. O ator
Valerio Mastandrea, protagonista do filme «Gli Equilibristi», de Ivano Matteo, recebeu a Menção Honrosa do Júri.

O realizador Bruno de Almeida, o programador cultural e diretor artístico Giacomo Scalisi, o ator Marcello Urgeghe e o crítico de cinema João Lopes formaram o júri.

A obra de Andrea Segre volta a ser exibida na sexta-feira (21h00), no Teatro do Bairro, e vai ser distribuído em sala, brevemente, pela associação Il Sorpasso, organizadora do 8 ½ Festa do Cinema Italiano.

«Io sono Li» conta a história de Shun Li, uma imigrante chinesa que trabalha num laboratório têxtil, na periferia de Roma, para juntar dinheiro e obter os documentos necessários à chegada do filho a Itália.

Transferida para perto de Veneza, onde passa a trabalhar como empregada de balcão, numa taberna, a mulher cruza-se com Bepi, pescador de origem eslava, chamado «O Poeta».

O encontro entre eles é uma fuga poética da solidão, um diálogo silencioso entre culturas diferentes, que já não são distantes. Esta amizade, porém, incomoda quer a comunidade chinesa quer a local, que se opõem à relação, da qual talvez ainda tenham demasiado medo.

«Io sono Li» foi distinguido, em 2012, com o Prémio LUX de Cinema do Parlamento Europeu, tendo recebido igualmente os prémios italianos Franco Cristaldi e L’Arco d’oro, para o melhor filme, em 2012. A protagonista, Zhao Tao, foi também distinguida como melhor atriz, em Itália

Em abril, a programação da Festa do Cinema Italiano vai estar em Coimbra (de 2 a 5), no Porto (de 4 a 7), no Funchal (de 11 a 14) e em Loulé (de 19 a 21). De 6 a 9 de junho, a Festa do Cinema Italiano visita Luanda, pela primeira vez.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.