De repente, recordo-me de "Desperado", "A Máscara de Zorro" e "Assassinos" como filmes de referência antes e depois de Banderas acompanhar o registo autoral de Almodóvar, mas uma pesquisa rápida no IMDB mostra que estou a ser injusto com o galã espanhol.

Então este "Security" ou "Assalto ao Shopping", com qualidade dvd e vod, parece um dedo do meio estendido a Hollywood: de orçamento baixo e "one liners" bem alinhadas... é uma opção para uma futura noite de Netflix.

E não é preciso esperar muito para ver a ação correr.

Longe da esposa e da filha, Eddie, um capitão veterano, consegue finalmente emprego como segurança de um centro comercial. E logo na sua primeira noite, torna-se líder de uma equipa cliché obrigada a proteger uma criança fugitiva.

Com trapaças e armadilhas de desenrasque, têm de eliminar uma armada de assassinos, liderada por Ben Kingsley em modo Hans Gruber, com tanta vontade de ali estar como um adolescente atrás da namorada num centro comercial.

E tudo culmina numa luta coreografada entre um Banderas, uma moto tt e um actor semelhante a um Jet Li inchado, que vai levar este shopping de cartão a ser destruído em pedaços.

O realizador Alain Desrochers não se esconde no que propõe: entretenimento fácil de ritmo elevado, onde as personagens de profundidade epidérmica têm carga dramática suficiente para não levantarmos questões... até porque a resposta será sempre: tiros, bombas e socos nas trombas.

O que nos vale é o Banderas em forma, com tem direito à sua recompensa final: abraçar a esposa e a filha.

Autor: Daniel Antero

Trailer