A voz dos Deolinda passa pelo certame a 19 de setembro, “num formato singular e especificamente fadista”, selecionando e reinventando alguns fados tradicionais, “que ganharão outro corpo, outra vida”.

“Não sou fadista. Percebi-o assim que cantei um fado pela primeira vez, aqui há uns 20 anos. Mas o Fado sempre esteve presente na vida da minha família e, por isso, na minha vida. Ensinou-me a cantar em português, fez-me perceber a importância que se deve dar às palavras que se cantam e mostrou-me como transmitir as diferentes cambiantes das emoções humanas com intensidade e intenção. Ensinou-me ainda a contar histórias e a dar-lhes vida. Tudo o que aprendi com o Fado foi essencial para a música que viria a fazer mais tarde com a Deolinda. E é segundo estas duas premissas – a de que não sou fadista e a de que gosto muito de Fado - que abracei o desafio de fazer um concerto no Festival Caixa Alfama. Este concerto será pois a minha forma de agradecimento e de homenagem ao Fado e aos seus mestres, pela importância que tiveram e têm na minha vida e na música que faço”, revelou a artista sobre a performance no evento.

Também a 19 de setembro atuam no festival Caixa Alfama os anteriormente anunciados Ana Moura & António Zambujo, Pedro Moutinho, Ricardo Ribeiro, Sara Correia e Urbanos. Têm atuações agendadas para o dia seguinte Carminho, Katia Guerreiro, Urbanas e Tributo a Fernando Maurício.

O bilhete único para o certame, que se divide entre dez espaços no coração de Alfama - Palco Caixa, Museu do Fado (Auditório e Restaurante), Largo das Alcaçarias, Igreja de São Miguel, Sociedade Boa União, Fonte do Poeta, Grupo Sportivo Adicense, Centro Cultural Dr. Magalhães Lima e Igreja de Santo Estevão -, custa €35 e está à venda nos locais habituais. O mesmo deverá ser trocado por pulseira (pulseira essa que dará acesso a todos os espaços do festival, até ao limite de lotação de cada um) nas bilheteiras do festival sediadas no Museu do fado, a partir do dia 18 de setembro.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.