"O objetivo do selo EFFE assenta na promoção de festivais europeus que estejam comprometidos com as artes, as suas comunidades e os valores europeus", refere a Câmara de Idanha-a-Nova em comunicado.

Esta iniciativa da EFA, que está sediada em Bruxelas, tem ainda como objetivo reconhecer "a excelência destes festivais no seu trabalho local diário em toda a Europa".

O Festival Fora do Lugar - Festival Internacional de Músicas Antigas decorre anualmente no concelho de Idanha-a-Nova e conta com o apoio do município local, da Secretaria de Estado da Cultura e da Direção-Geral das Artes.

"Trata-se de um festival de música antiga barroca e pré-barroca e de caráter erudito", explicou à agência Lusa o diretor artístico e de produção do Festival Fora do Lugar, Filipe Faria.

Este ano, a quarta edição do festival decorre entre 27 de novembro e 12 de dezembro, sendo que o evento percorre todo o concelho de Idanha-a-Nova.

A atribuição do selo EFFE resulta de um processo de avaliação de peritos nacionais e internacionais.

O convite para serem reconhecidos com esta distinção foi lançado em 2014 e centenas de festivais europeus apresentaram pedidos para demonstrar a sua dedicação a três critérios: o compromisso artístico, o envolvimento da comunidade e perspetiva internacional e global do festival.

A primeira geração dos beneficiários do selo EFFE reúne 761 festivais de 31 países.

@Lusa