O evento, apresentado esta quarta-feira neste concelho do distrito do Porto, contará com sete concertos, três masterclasses, workshops e dois dias de festival nas escolas, uma componente destacada pelo presidente da câmara, Joaquim Couto.

"A aposta no envolvimento das escolas é muito importante para potenciar a habituação de públicos e a promoção da cultura feita através do processo educativo", disse o autarca, acrescentando como destaque "a continuidade e a afirmação nacional e internacional" desta iniciativa.

Com um orçamento de 50 mil euros, o Festival Internacional de Guitarra é organizado pela câmara de Santo Tirso, em parceria com a ARTAVE (Escola Profissional e Artística do Vale do Ave), cujo diretor, Alexandre Reis, destaca, por sua vez os "novos artistas".

"Novos porque é a primeira vez que participam, novos porque estão em período de ascensão e novos porque vão trazer novas músicas e novo repertório", disse, enfatizando que uma das grandes novidades temáticas da edição deste ano é a música para filmes, bem como uma obra para guitarra e orquestra, um concerto "muito difícil que raramente é tocado em Portugal", que a ARTAVE se propõe a inserir no festival como "desafio" para os guitarristas.

Pela primeira vez, a Fábrica de Santo Thyrso, onde se realizou a apresentação deste evento, é incluída no roteiro de locais dos concertos, mantendo-se outros espaços habituais como a biblioteca ou o Centro Cultural de Vila das Aves, a par do Auditório Padre António Vieira e do Auditório Engenheiro Eurico de Melo.

Este festival é, assim, e também conforme destacou Joaquim Couto, "uma oportunidade para levar a guitarra a todo o concelho", um instrumento de cordas que será interpretado por artistas "conceituados de várias partes do mundo", acrescentou Alexandre Reis.

Pela primeira vez vão estar em Portugal guitarristas como o alemão Joscho Stephan, o ingês Mike Dawes ou o argentino Pablo Márquez. A estes caberá apresentar o jazz ou composições e arranjos para guitarra acústica, entre outros aspetos e estilos.

Dois considerados como "dos mais emblemáticos duos de guitarra", oriundos da Alemanha e de Itália, integram o programa: o Amadeus Guitar Duo -Dale Kavanagh & Thomas Kirchhoff que atua a 30 de maio e o SoloDuo, composto por Lorenzo Micheli e Matteo Mela, que sobre ao palco a 6 de junho.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.