Sob o lema "Levanta-te contra a discriminação das doenças mentais", integrarãoo álbum os aclamados duetos anti-estigma dos Xutos & Pontapés com Oioai, os duetos de Rodrigo Leão com JP Simões, de Rui Reininho com os Mesa, de Jorge Palma com os Clã, de Mariza com Boss AC, entre muitos outros, igualmente resultantes de parcerias entre duas personalidades marcantes do panorama musical nacional. Note-se que todos os temas foram propostos pela Encontrar+se, tendo sempre como ponto de partida duas palavras (ou atitudes"¦) antagónicas, procurando, desta forma, alertar os ouvintes para a necessidade de uma mudança na forma como a doença mental é encarada entre a população.

O projecto musical, que arrancou no dia 10 de Janeiro com o lançamento da primeira música, e que previa a gravação mensal, entre Janeiro e Novembro de 2008, (com excepção do mês de Junho) de uma canção alusiva à discriminação vs. aceitação dos doentes mentais, foi concebido por Zé Pedro dos Xutos e Pontapés, em parceria com Paula Homem, Pedro Tenreiro e Nuno Rafael - este último, conceituado músico e cúmplice habitual de Sérgio Godinho, na direcção artística a produção.

Sob o selo da Sony BMG, os dez temas que compõem o disco serão ainda acompanhados de um DVD com ilustrações, entrevistas e filmes.

Segue abaixo o alinhamento deste álbum:

Xutos & Pontapés + Oioai - Pertencer (Discriminar/Integrar)
Rodrigo Leão + JP Simões - Ele é que não (Negar/Assumir)
Camané + Dead Combo - Vendaval (Separação/ União)
Rui Reininho + Mesa - Bipolar (Medo/ Compreensão)
Sérgio Godinho + Xana - O Rei vai nu (Culpa/Tolerância)
José Mário Branco + Mão Morta - Loucura (Vergonha/ Aceitação)
Cool Hipnoise + Tiago Bettencourt - Ouve bem (Dependência/ Autonomia)
Paulo Gonzo + Balla - Voa (Ofender/Respeitar)
Mariza + Boss AC - Alguém me ouviu (Desespero/ Esperança)
Jorge Palma + Clã - Convite (Solidão/ Fraternidade)

Não deixe de ouvir...e mudar!

Sara Novais