A grande novidade do aparelho é que passa, agora, a contar com um leitor Retina, capaz de apresentar 3.1 milhões de pixels, um novo chip A5X com gráficos quad-core, uma câmara de 5 megapixels e compatibilidade 4G.

Destas novidades, é o ecrã e o processador mais potente que deverão ser mais do interesse dos produtores e criadores de música no geral. O novo aparelho tem um aspeto mais agressivo, com aplicações mais completas e mais poderosas.

A capacidade reforçada deste novo iPad, subjacente ao aumento do poder de processamento, poderá, definitivamente, fazeras grandes empresas de software musical olhar para o dispositivo da Apple com mais atenção.

Posto isto, oiPad 2 desceu de preço.Muitos músicos vão tentar, agora, adquirir um - o que poderá prejudicar o investimento na criação de software de música para o novo modelo.

Por fim, o novo iPad é lançado a 16 e março nos EUA e em mais nove países. Não existe,ainda,uma data prevista para chegada do tablet a Portugal, mas é sabido que irá custar sensivelmente 480€ .

Paulo Costa