A série portuguesa de ficção “Espias”, de Pandora da Cunha Telles, foi selecionada para o mercado de séries em paralelo ao Festival de Cinema de Berlim, marcado para fevereiro, revelou hoje a organização.
Os espaços e eventos culturais geridos e organizados pelo município de Leiria atraíram em 2024 328.731 visitantes, número que segundo a autarquia é um recorde, justificado pela aposta numa “cidade de cultura para todos”.
O músico brasileiro Moreno Veloso regressa a Portugal em maio para quatro concertos, em Lisboa, São João da Madeira, Covilhã e Penafiel, nos quais irá apresentar o seu álbum mais recente, “Mundo Paralelo”, foi hoje anunciado.
A taxa de execução dos 319 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Cultura está nos 28,7%, revelou hoje a secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro.
A história do Teatro José Lúcio da Silva, construído em Leiria há 59 anos, é contada num livro que é lançado no sábado, fruto de uma investigação que recorda o papel fundamental do benemérito que pagou a obra.
Pelo menos nove mulheres dizem ter sido vítimas de abusos e agressões sexuais pelo escritor britânico Neil Gaiman, em casos denunciados nos media em julho e esta semana, e cujas acusações o autor rejeita.
A fadista Fernanda Maria morreu hoje em Lisboa, aos 87 anos, disse à agência Lusa a poetisa Maria de Lourdes de Carvalho, amiga da intérprete de êxitos como “Não Passes com Ela à Minha Rua” ou “Saudade Vai-te Embora".
Sam Moore, cantor sobrevivente da dupla Sam & Dave que marcou a música soul nos anos 1960, morreu na sexta-feira, aos 89 anos, em Coral Gables, Florida, anunciou a família, citada pelo The New York Times.
O músico francês Manu Chao vai voltar a Portugal para um concerto “ultra acústico” no dia 30 de janeiro no Lisboa ao Vivo, anunciou a promotora, em comunicado.
Van Zee e FRANKIEONTHEGUITAR recriaram temas de artistas e projetos portugueses como José Afonso, Os Azeitonas, HMB, José Pinhal e Expensive Soul e o resultado por ser ouvido no álbum “Alta Costura”, hoje editado.
O ilustrador e ceramista Arlindo Fagundes, nome de referência da área da banda desenhada e do cartoon e ilustrador dos livros da coleção 'Uma Aventura' morreu hoje, aos 79 anos, adiantou a Editorial Caminho.
O ministro dos Assuntos Parlamentares anunciou quarta-feira que o novo contrato de concessão da RTP recomenda que a RTP1 deve tendencialmente deixar de ser financiada por publicidade, sem estabelecer prazo, caindo a imposição do seu fim em 2027.
O Presidente da República considerou hoje que poucos escritores portugueses estão tão vivos como Eça de Queiroz e defendeu que a trasladação dos seus restos mortais para o Panteão Nacional é um ato de justiça evidente.
O músico Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) vai celebrar 15 anos do álbum “Femina”, feito de colaborações com várias cantoras, com três concertos, no Porto, em Lisboa e em Coimbra, em abril, foi hoje anunciado.
Gisela João, Manel Cruz, Virgem Suta, Bateu Matou, Artistas Unidos e a peça “Amigos da Treta” são os destaques da agenda cultural da Guarda no primeiro trimestre do ano.
O Museu do Louvre, em Paris, registou 8,7 milhões de visitantes em 2024, uma quebra de quase 2% em relação ao ano anterior, enquanto os museus do Prado e Rainha Sofia, em Madrid, registaram aumentos até 9%.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai retomar as sessões de "Encontros no Palácio de Belém", entre janeiro e junho, juntando turmas de alunos com artistas plásticos, atores, escritores e músicos.
Braga assume oficialmente o título de Capital Portuguesa da Cultura 2025 no dia 25 de janeiro, com um espetáculo multidisciplinar que junta instituições e coletivos do concelho e os artistas nacionais Mariza, Iolanda e Dino d’Santiago, foi hoje anunciado.
Duas dezenas de pessoas manifestaram-se hoje, em Baião, contra a trasladação de Eça de Queiroz daquele concelho para o Panteão Nacional, em Lisboa, com críticas ao presidente da Câmara, ao ex-autarca socialista José Luís Carneiro e ao Governo.
Sete canções atribuídas ao rei D. Dinis vão ser interpretadas em Leiria na terça-feira, dia em que se completam 700 anos sobre a morte do rei Trovador, revelando o resultado de uma nova investigação ao chamado “Pergaminho Sharrer”.