O romance “A noite não é eterna”, de Ana Cristina Silva, venceu por unanimidade o Prémio Literário Fernando Namora, com o valor pecuniário de 15 mil euros, anunciou a Estoril-Sol.
Zelimkhan Bakaev, um cantor russo de 26 anos que assumiu publicamente ser gay, foi torturado e alegadamente assassinado por um grupo russo anti-LGBT, conta a revista britântica Attitude.
O concerto de 12 horas na cidade francesa de Muret, perto de Toulouse, no sul de França, no sábado, ficou "muito aquém" das expectativas da organização, devido à fraca mobilização dos portugueses.
A Fundação Júlio Resende assinala hoje o dia em que o pintor completaria 100 anos com a inauguração de exposições evocativas do seu centenário (1917-2011), que estarão patentes em Gondomar e em Matosinhos, no distrito do Porto.
Até 2018 irá ser criado em Óbidos um espaço dedicado a Armando Silva Carvalho, poeta homenageado hoje pelo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, no Folio e apontado pelo governante como um exemplo que deve ser apoiado.
Um ciclo de cinema, uma exposição e um colóquio constam do programa que decorre de 25 a 27 de outubro no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, para assinalar o centenário do nascimento do ator madeirense Virgílio Teixeira.
O primeiro festival de verão pós-25 de Abril - e o segundo criado em Portugal - ocorreu na ilha Terceira (Açores) em 1976 e, apesar de só ter tido duas edições, marcou uma geração, sendo agora recordado em documentário.
O escritor Miguel Sousa Tavares considerou, na sexta-feira à noite, em Penafiel, onde está a ser homenageado, que a crítica literária o despreza, mas não é por isso que deixa de escrever livros "a pensar nos leitores".
O músico português DJ Vibe prepara uma revisão de 35 anos de carreira na música, iniciada ainda na adolescência, no tempo em que ser 'disc-jockey' era mesmo "jogar com os discos".
A causa da morte do poeta chileno Pablo Neruda, em 1973, não foi um cancro na próstata, o que contraria o que está declarado na certidão de óbito, garantiu hoje uma equipa de investigadores, em Santiago do Chile.
A ilustradora Fátima Afonso recebeu hoje no festival literário Folio, em Óbidos, o Prémio Nacional de Ilustração, pelas ilustrações do livro “Sonho com asas”, um trabalho que partiu de um desenho oferecido a uma amiga.
Mais uma mulher veio a público esta sexta-feira para contar detalhes da agressão sexual que teria sofrido por parte do produtor de cinema Harvey Weinstein, enquanto o advogado de outra vítima, uma atriz italiana, relatou a violência contra a sua cliente.
Uma série de autorretratos inéditos produzidos após uma queda que lhe feriu a testa fazem parte de uma nova grande exposição de Paula Rego a inaugurar hoje, incluindo também telas inspiradas num livro de Hélia Correia.
A celebração do centenário de Ingmar Bergman em 2018 promete proporcionar um novo olhar sobre o cineasta das sombras íntimas, falecido há uma década, com adaptações de suas obras para o teatro e a TV, assim como documentários e a publicação de textos inéditos.