Dez gravações inéditas do músico norte-americano Jeff Buckley, que incluem dois originais e oito versões de canções de Bob Dylan e bandas como The Smiths ou Led Zeppelin, vão ser editadas em março de 2016, anunciou a editora.

As gravações em estúdio, inéditas, feitas em 1993 para a Columbia Records, vão ser editadas no álbum "You and I", a 11 de março de 2016.

“Estas dez faixas (muitas delas gravadas no estúdio Shelter Island Sound de Steve Addabbo em Fevereiro de 1993) ficaram escondidas durante mais de duas décadas. Recentemente descobertas nos arquivos da Sony Music, durante a pesquisa para a edição do 20.º aniversário do álbum ‘Grace’, de Jeff Buckley, as atuações em ‘You and I’ são uma revelação, um retrato intimista do artista a interpretar uma série de versões e música original”, refere a Sony Music Portugal em comunicado.

"Everyday People", uma versão do tema interpretado pelos norte-americanos Sly & The Family Stone, é a música de apresentação do álbum e terá direito a uma edição limitada em vinil, de sete polegadas, cujo "lado B" vai incluir o original da banda americana.

Esta edição limitada vai estar disponível ao público no "Record Store Day", a 27 de novembro, uma iniciativa comercial específica do mercado discográfico, que acontece no mesmo dia da chamada "sexta-feira negra", nos Estados Unidos, um dia dedicado a vendas com descontos.

O álbum "You and I" reúne dois originais de Jeff Buckley, um dos quais a primeira gravação de estúdio do tema "Grace", que deu título ao seu álbum de estreia, e ainda "Dream of You and I".

Entre as oito versões que completam esta edição estão interpretações de temas de Bob Dylan ("Just Like a Woman"), The Smiths ("I Know it’s Over" e "The Boy with the Thorn in his Side"), Led Zeppelin ("Night Flight") ou Booker T. Washington White, conhecido como Bukka White ("Poor Boy Long Way From Home").

“Há muito que corriam rumores sobre a sua existência, mas nunca antes ouvidas fora de estúdio, as interpretações incluídas em ‘You and I’ nunca foram pirateadas nem editadas para o público em qualquer formato”, declarou a editora, que acrescenta que estas gravações são “uma oportunidade rara de ouvir Jeff Buckley no seu auge”.

Jeff Buckley nasceu a 17 de novembro de 1966, em Los Angeles, Estados Unidos, editou em 1994 o seu único álbum de originais, "Grace". Morreu a 29 de maio de 1997, aos 30 anos, devido a um afogamento acidental.

Era filho do "cantautor" norte-americano Tim Buckley, autor de "Morning Glory", que morreu em 1975, aos 28 anos.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.