Esta é a 5.ª edição de uma iniciativa dos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia (EUNIC) que põe atores portugueses a ler em voz alta excertos de obras de 11 autores de 11 países europeus.

As leituras duram entre 10 e 15 minutos, em sessões que se realizam de meia em meia hora, para dar ao público a possibilidade de visitar os diversos espaços e assistir a todas as sessões.

Na zona do Carmo e Trindade, entre as 18:30 e as 23:30, serão lidos excertos de livros que abrangem áreas tão variadas como o romance, a não-ficção, o teatro e a literatura infantil.

Entre os espaços convocados para a noite literária, estão o Museu Arqueológico do Carmo, o Círculo Eça de Queiroz, o Claustro do Museu de S. Roque, a Sala de Extrações da Lotaria e o Teatro da Trindade.

A autora e ilustradora portuguesa Catarina Sobral estará presente na noite literária em dose dupla, com os livros “Achimpa” e “O meu avô”.

“Amanhã há mais”, do autor alemão Tilman Rammstedt, apresenta uma história contada por um narrador que ainda não nasceu, “Fake reports”, da austríaca Kathrin Röggla, baseia-se nos relatos jornalísticos sobre o 11 de setembro de 2001, e “A lebre de Vatanen”, do autor finlandês Arto Paasilinna, que relata uma viagem e um reencontro com a natureza.

As obras selecionadas incluem também “O amor é um droga dura”, da escritora uruguaia, exilada em Espanha, Cristina Peri Rossi, “À espera de Bojangles”, romance do francês Olivier Bourdeaut, que mistura comédia e fantasia, “As ligações culinárias”, do dramaturgo grego Andreas Staikos, sobre dois vizinhos apaixonados pela culinária e pela mesma mulher, e “Café Amargo”, da italiana Simonetta Agnello Hornby, cruza a história de uma mulher com a história da Sicília.

Os livros “Futebol: O Brasil em campo” e “Alex no país dos números: Viagem pelo maravilhoso mundo da matemática”, do britânico Alex Bellos, o romance “Pau de chuva”, de Jiří Hájíček, da República Checa, e “Teatro decomposto ou O homem-lixo”, do autor dramático romeno Matéi Visniec, encerram o renque de obras escolhidas.

As leituras de Portugal, Itália, Reino Unido, República Checa e Roménia contarão com a presença dos autores.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.