Para aqueles mais conhecedores da cultura pop cineasta, a data de 21 de outubro de 2015 marca a ação de "Regresso ao Futuro". Com umas semanas de atraso, chegaram ao Musicbox os Balla, com "Arqueologia", praticamente um tributo aos sintetizadores e música pop dos inícios dos anos 1980 com um toque de 2015.

Com meia hora de atraso, foi com uma sala composta, mas não cheia, que assistimos à apresentação do novo álbum do conjunto liderado por Armando Teixeira, "Arqueologia". A receita deste álbum é simples: sintetizadores, forte presença do baixo, letras simples e fáceis de descodificar e entender, imbuídos de uma eletrónica dançável.

Aliás, uma das novidades deste concerto era a estreia do baixista. Quem conhecia as atuações dos Balla ou fez umas pequenas pesquisas fotográficas, reparará na sua ausência. Desta vez, este lapso foi colmatado com a presença de Pedro Monteiro.

Com uma entrada ao som de "Persephone" e "Carbono 14", presentes no novo disco, a receita prometia, mas nesta cozinha que é o Musicbox, a acústica pode deixar a desejar. Ao nível das vozes é que se notou mais (foi mais ao início, mas já se sabe, a partir da terceira música, neste caso o single "Contra a Parede", é que é).

Com um vocalista tímido/concentrado/pouco expressivo (riscar o que não interessa), foi uma performance que evidenciou uma relação algo distante com o público, que foi ainda mais reforçada pela existência de um espaço vazio razoável entre o palco e a pista. Nada que tirasse o sorriso do Armando Teixeira a cada vaga de aplausos que se ouviu.

Do novo álbum, guardámos "Submundo", "Contra a Parede" (já mencionado) ou "Guarda a Tua Raiva", músicas com uma aposta forte na synth pop. Sem esquecer o trabalho passado, "Natureza Humana" (sem qualquer desrespeito, só nos passou pela cabeça que esta música resultaria bem numa novela qualquer) ou temas do álbum "Equilíbrio" não foram esquecidos.

Para o fim ficou o "Outro Futuro", isto se excluirmos o encore. No presente, o que fica é o seguinte: como qualquer novo filho, é necessário aprender a dar os primeiros passos para alcançar algo mais.

$$gallery$$

Setlist:

1. Persephone
2. Carbono 14
3. Contra a Parede
4. Submundo
5. Equilíbrio
6. Natureza Humana
7. Queda
8. Guarda a Tua Raiva
9. Perfeito Quadrado
10. Sobressalto
11. Ossos
12. Segunda Pele
13. Quebro
14. Arqueologia
15. Outro Futuro
--
16. À Noite em Creta
17. Montra

Fotos @Joana Jesus

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.