"V de Vingança" é o primeiro volume de uma nova coleção de novelas gráficas que a editora Levoir começa a publicar semanalmente, em parceria com o jornal Público.

A coleção é apresentada na quinta-feira, na Fundação José Saramago, em Lisboa, e David Lloyd estará presente para uma sessão de autógrafos.

Na sexta-feira, a banda desenhada será apresentada por David Lloyd, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Na sessão, os investigadores Pedro Moura e Rogério Miguel Puga falarão sobre a obra e sobre a relação entre literatura e política.

"V de Vingança" foi publicado na década de 1980, na revista mensal Warrior, e a narrativa apresenta uma personagem misteriosa, anarquista, que quer derrubar um regime fascista em Inglaterra.

A imagem de marca de "V de Vingança", a máscara desenhada por David Lloyd, acabou por se tornar, mais recentemente, num símbolo global de protesto, depois de ter sido adotada pelo grupo ativista Anonymous.

David Lloyd trabalha em banda desenhada desde finais dos anos 1970, mas foi "V de Vingança" que o celebrizou. É autor ainda, entre outros, da obra "Night Raven", com Steve Parkhouse, e, mais recentemente, de "Kickback", para a editora francesa Editions Carabas.

Atualmente David Lloyd dirige a publicação digital de banda desenhada Aces Weekly.