O castelo da princesa, diversões e uma roda gigante: Dismaland tem tudo o que um parque temático comum poderia ter mas não é um qualquer parque de diversões. O espaço nasceu da cabeça do polémico artista Banksy que, em conjunto uma série de outros artistas, criou um parque temático sinistro numas ruínas em Somerset, no Reino Unido.

Banksy diz que o parque é familiar, mas inadequado para crianças. Dismaland vai estar aberta ao público durante cinco semanas, já tem bilhetes à venda e uma romaria de fãs a chegar por estes dias ao local. Os visitantes poderão divertir-se nas diversas atrações, que vão desde uma fogueira para a qual se atiram os livros de Jeffrey Archer, até a um castelo que se assemelha ao de Cinderela na Disneyland junto a uma estátua de uma Pequena Sereia reinterpretada.

No site do parque artístico pode ler-se que este será um “festival de arte, diversões e iniciação ao anarquismo” e que conta com trabalhos de 58 artistas, entre eles os da portuguesa Wasted Rita.

O convite à portuguesa surgiu em junho. Disseram a Rita que seria "uma exposição normal mas na rua", explica ao SAPO MAG. "Pediram-me apenas quatro dos meus cartazes para espalhar pelo festival. Eu aceitei. Só há um mês me revelaram que era um exposição com curadoria do Banksy e que ele queria, não só expor esses quatro cartazes, mas também fazer um remake da instalação que tinha realizado na semana anterior num festival (Super Bock Super Rock), e ter algumas das edições de t-shirts à venda na loja da exposição", explicou.

"Quando me contactaram já tinham bem definido os trabalhos que queriam", explica a artista portuguesa, acrescentando que, a meio do processo, viram no Instagram a parede ''Love Letters''  e "pediram para fazer a instalação tal e qual lá".
Apesar de ainda não ter visto o parque, Rita Gomes diz que o projeto se parece com o seu tipo de Disneyland: "Parece-me o meu tipo de Disneyland; 'reality slap after reality splap'".

As semelhanças entre o nome do parque de Banksy e o parque da Disney são evidentes. Mas, na entrada do parque o aviso é claro: “entrada proibida aos advogados da Disney”.

Este espetáculo é como um regresso a casa para Banksy. O artista cresceu na cidade inglesa de Bristol, a menos de 30 minutos de Weston-super-Mare, onde realizou a sua primeira grande exposição.

O veterano artista de rua disse a um jornal local que é uma “verdadeira honra” voltar ao local onde está instalado o parque.

Além das diversas atrações, todas as sextas-feiras haverá música ao vivo. Massive Attack, Pussy Riot, Run The Jewels e Peanut Butter Wolf são alguns dos artistas que já confirmaram presença.

De relembrar que, em 2013, Banksy esteve durante um mês em Nova Iorque a deixar a sua marca pelas ruas da cidade. Em 2009, inaugurou uma exposição no Museu de Bristol que recebeu mais de 300 mil visitantes.

O artista não revela a sua identidade. Na primeira entrevista que concedeu, ao jornal The Guardian, o repórter tentou confirmar a a sua identidade: “Como é que sei que é realmente Banksy?”, perguntou. “Não sabe, não tem nenhuma garantia”, respondeu sem hesitar.

Veja algumas imagens de Dismaland.