Em comunicado, a Câmara do Porto revela que o guitarrista e compositor sobe ao palco depois do tradicional fogo-de-artifício, na Ribeira, de "quase 20 minutos de espetáculo e mais de 150.000 disparos pirotécnicos lançados desde a Ponte Luiz I e de várias plataformas no Rio Douro", anuncia o município.

O autor de temas como "Saudade", "125 azul", "Loucos de Lisboa", "Timor", "Postal dos Correios", "Solta-se o Beijo" ou "Perdidamente", apresenta-se no palco da Avenida dos Aliados com "novos e surpreendentes arranjos", alguns deles pela voz de cinco convidados de renome: Ala dos Namorados, Ana Bacalhau, Carlão, João Pedro Pais e Tim.

O concerto de abertura da noite mais longa do ano, de 23 para 24 de junho, fica a cargo da guitarrista profissional de Fado Marta Pereira da Costa, que se estreia ao vivo no Porto com o seu quinteto.

Além do fado e da música nacional, Marta Pereira da Costa irá explorar sonoridades como o jazz, as mornas cabo-verdianas ou o chorinho brasileiro, e para o qual, revela o município, contará a participação especial do coro Gospel Collective e do rapper portuense Bezegol.

Para além do palco instalado na Avenida dos Aliados, haverá mais de 10 palcos espalhados por toda a cidade, com propostas para vários gostos musicais e todas de acesso livre.

Já no feriado de 24 de junho, e a partir das 16:00, "a Banda Sinfónica Portuguesa regressa à sala maior da cidade para o Concerto de São João", sendo que à mesma hora começa a tradicional Regata de Barcos Rabelos, no Rio Douro que este ano junta 18 embarcações num percurso desde o Cabedelo até à Ponte Luiz I.

No comunicado o município sublinha, contudo, que as festividades do São João arrancam antes, com outras atividades já tradicionais na cidade, como é exemplo o concurso "Cascatas de São João", cujas 34 construções a concurso podem ser já "admiradas".

Até ao final da primeira semana do mês, decorrem ainda várias oficinas abertas para a construção da Cascata Comunitária de São João, cujo resultado será inaugurado a 13 de junho, no Mercado Temporário do Bolhão e cuja expectativa é que possa integrar cerca de 500 peças.

Para a tarde de 15 de junho está prevista a tradicional arruada de ranchos pela cidade e, noite dentro, arrancam os primeiros bailes e concertos nos palcos das várias freguesias.

"Fontainhas (Alameda), Escola da Praça da Alegria (Bonfim), Miragaia, Jardim do Passeio Alegre (Coreto), Largo do Calém, Cais das Pedras (Massarelos), Cordoaria (Largo do Amor de Perdição) e Largo de Nevogilde são alguns dos pontos de passagem obrigatória", salienta a autarquia.

Fora dos circuitos mais tradicionais, há também várias propostas a considerar, como o Mega Arraial que o Terceiro Piso volta a organizar na Casa das Artes, a 22 e 23 de junho, de entrada livre, ou ainda as Rusgas de São João a partir da 18:00 de 22 de junho.

Segundo o município, o desfile volta a estar concentrado na Avenida do Aliados, mantendo-se a Praça do General Humberto Delgado como local da exibição final perante o júri, a quem cabe pontuar as sete formações a concurso num total de mais de 1.200 figurantes.

Logo a seguir às rusgas, a partir das 22:00, Jorge Palma sobe ao palco dos Aliados para revisitar temas que compôs como "Frágil", "Deixa-me rir", "Dá-me lume" ou "Encosta-te a mim", acompanhado por uma banda alargada, que inclui um acordeonista e uma secção de metais, além de alguns convidados surpresa.

A autarquia esclarece, no entanto, que este é apenas um resumo das festividades de São João na cidade, cujo programa completo será divulgado em breve.