Esta foi a quinta vez consecutiva que foi organizada a iniciativa, tendo participado "mais de seis mil" internautas, segundo dados divulgados pela APEL.

A eleição iniciou-se no passado dia 26 de abril, e a Leya na Buchholz, na rua Duque de Palmela, em Lisboa, alcançou 1.176 votos, tendo ficado em 2.º lugar a A das Artes, em Sines, e, em terceiro, a Aqui Há Gato, em Santarém, seguindo-se a Leya na Barata, em Lisboa, (4.º), e a Lello & Irmão, no Porto (5.º).

Noutras categorias, o Prémio Melhor Ambiente foi atribuído à Livraria Alambique, no Porto, e o Melhor Atendimento foi para A das Artes.

O Prémio Melhor Catálogo foi conquistado pela Livraria Mundo Fantasma, no Porto, e o Prémio Conveniência foi entregue à Leya na Barata, em Lisboa.

A iniciativa Livraria Preferida foi iniciada em 2013, pela APEL, e tem como objetivo “a dinamização e revitalização dos pontos de venda e a distinção das boas práticas neste setor”, segundo comunicado da associação, enviado à agência Lusa.

A primeira edição, em 2013, começou eleger apenas uma livraria preferida, entre as de Lisboa, tendo sido escolhida a Bertrand do Chiado. No ano seguinte, a eleição alargou-se ao território nacional.

Segundo a APEL, no ano passado houve "mais de 4.500 participantes que votaram online”, tendo saído vencedora, pela segunda vez consecutiva, a livraria A das Artes, em Sines.

Foto: Alfredo Muñoz de Oliveira/Página de Facebook Leya na Buchholz