Criado em 1983, em homenagem às políticas de paz do presidente alemão Gustav Heinemann, este prémio é concedido a livros que encorajem os mais novos a lutar pela coragem moral, a tolerância e os direitos humanos.

É a primeira vez que um livro infantil de autores portugueses é galardoado com este prémio, atribuído desde 1983, ano em que foi dado a Jörg Müller e Jörg Steiner pela obra "Die Menschen im Meer".

"Daqui ninguém passa!" foi publicado em língua alemã - sob o título "Hier kommt keiner durch!" - pela editora Klett, de Leipzig, com tradução de Franziska Hauffe.

O prémio, que resulta da escolha de um júri independente e tem um valor monetário de 7.500 euros, será entregue na cidade de Aachen, na Alemanha, no dia 5 de outubro.

"Daqui ninguém passa!", com texto de Isabel Minhós Martins e ilustração de Bernardo P. Carvalho, conta a história de um general que queria ser herói de uma história, mas para isso teria de enfrentar os perigos com coragem e ousar fazer o que achava que estava certo.

Durante a resistência nazi, Gustav Heinemann foi um dos mais destacados líderes da Igreja Confessional, um movimento dentro da igreja protestante que se opôs às ideias do regime.

Após a guerra, entre 1966 e 1969 foi ministro da Justiça e, em 1969, tornou-se no terceiro presidente eleito da República Federal Alemã, tendo lutado durante toda a vida pela via pacifista e pela resolução de conflitos sem violência.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.