O anúncio da edição do primeiro livro do artista, "Do Angels Need Haircuts?", ("Os anjos precisam de cortes de cabelo?"), uma compilação de poemas escritos entre 1970 e 1971, foi feito no dia em que Reed teria comemorado o  seu 76º aniversário.

O livro, que estará à venda em abril, oferece "uma janela sobre um capítulo pouco conhecido da vida de uma das vozes mais intransigentes da cultura popular americana", indicou a editora.

O texto será acompanhado de uma gravação de Reed a recitar os seus poemas na igreja de São Marcos do East Village de Nova Iorque.

The Velvet Underground, que lançaram o seu primeiro disco em 1967, produzido por Andy Warhol, comoveram a cena musical mundial com uma nova sensibilidade artística e com temas como as drogas e os desvios sexuais, até então impensáveis.

Reed abandonou os Velvet Underground pouco antes do lançamento do quarto álbum de estúdio do grupo, "Loaded", em 1970. As tensões tinham aumentado entre ele e o baixista Doug Yule, que o substituiu como vocalista.

Reed, que na altura já era famoso na cena underground mas tinha ganhado pouco dinheiro, voltou em 1970 à casa da sua família em Long Island e trabalhou como datilógrafo na empresa de contabilidade do seu pai.

Em 1972, começou uma bem sucedida carreira solo, gravando em Londres com o apoio de outra estrela do rock, David Bowie.

Reed morreu de doença hepática em 2013, quando tinha 71 anos.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.