A edição deste ano do festival de música Rock in Rio em Lisboa juntou 329 mil pessoas, com o passado sábado a ser o mais concorrido, com 85 mil, segundo dados divulgados hoje pela organização.

O Rock in Rio decorreu nos dias 19 e 20 deste mês e, depois, a 27, 28 e 29 (terminou na última madrugada), no Parque da Bela Vista, em Lisboa. No sábado, quando a banda norte-americana Maroon 5 atuou no palco principal, foram registados 85 mil visitantes. No dia 20, com Queen e Adam Lambert, foram 74 mil visitantes, e o primeiro dia, com Bruce Springsteen registou 67 mil.

Nos dias menos concorridos atuaram Hollywood Vampires, com 56 mil fãs, e Avicci, na última noite, com apenas 47 mil.

Naquela que foi a sétima edição do festival, em Lisboa, outros números que a marcaram dizem respeito a comidas e bebidas, tudo em milhares, como contabiliza a organização no comunicado de hoje. Só de cerveja foram vendidos 145 mil litros, seguindo-se 80 mil litros de água e 60 mil litros de refrigerantes.

Nos cinco dias, foram consumidas 12 mil bifanas, 750 quilos de pão, 19 mil pacotes de batatas fritas, 240 quilos de salmão, 600 quilos de atum e 400 de fruta.

E porque o Rock in Rio é também local de diversão, 32 mil pessoas andaram na roda gigante instalada no alto do Parque e mais de três mil fizeram “slide”.

Ainda segundo outros números, foram distribuídos 40 mil sofás, oferta do principal patrocinador do evento (Vodafone), mais 60 por cento face à edição anterior, duas mil pessoas dançaram por dia nos palcos de um dos produtos da marca, que em colaboração com a organização do festival, criou inovações tecnológicas no recinto, nomeadamente as chamadas “smart toilet”.

Instalando sensores em cada casa de banho, foi possível identificar e anunciar os locais com mais oferta e assim encaminhar as pessoas. E, segundo dados fornecidos pela empresa, concluiu-se que o tempo médio de utilização foi de um minuto, aumentando em relação às casas de banho com espelho.

Com mais de 300 mil pessoas no recinto registaram-se “apenas 500 ocorrências com atendimento de saúde”, nenhuma delas grave, e em termos de segurança apenas há relatos de pequenos conflitos entre grupos.

A organização do Rock in Rio anunciou recentemente o projeto Amazonia Live, com o objetivo de plantar árvores na Amazónia, tendo os portugueses contribuído para a plantação de 35 mil árvores, segundo os números divulgados no festival.

O Rock in Rio foi criado em 1985, pelo brasileiro Roberto Medina. Em 2004, realizou-se pela primeira vez em Portugal e, desde aí, voltou a Lisboa de dois em dois anos, estando já marcada uma nova edição para 2018.

Entre Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos já foram organizadas 17 edições, pelas quais passaram 8,5 milhões de pessoas.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.