• SAPO Mag SAPO Mag Início
  • Filmes
    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries
    • Estreias
    • Notícias
  • TV
    • Programação
    • Notícias
  • Música
  • Showbiz
  • Passatempos
  • Óscares
    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Mais Menu
    Menu
    • Filmes
      • Estreias
      • No Cinema
      • Notícias
      • Críticas
      • Todos os Filmes
      • Trailers
      • Especiais
    • Séries
      • Estreias
      • Notícias
    • TV
      • Programação
      • Notícias
    • Música
    • Showbiz
    • Passatempos
    • Óscares
      • Vencedores
      • Notícias
      • História
      • Trailers
    Tópicos
    • Críticas
    • PopCorner
    • Atrás do Palco
    • Estreias de Filmes
    • Estreias de Séries
    • Guia TV
    • Trailers
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Críticas
  • PopCorner
  • Atrás do Palco
  • Estreias de Filmes
  • Estreias de Séries
  • Guia TV
  • Trailers
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

Blur ou Oasis? Britpop, grunge, eurodance e outras memórias da música de há 25 anos

SAPO Mag
  • Gonçalo Sá
    Gonçalo Sá
4 set 2020 09:00
Showbiz
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • Regulador britânico preocupado com fãs do Oasis "enganados" para comprar bilhetes caros
    L.S. / AFP · Música · 26 mar 2025 10:33

    Regulador britânico preocupado com fãs do Oasis "enganados" para comprar bilhetes caros

  • O regresso dos Oasis aos palcos: banda anuncia mais três concertos
    Música · 29 ago 2024 10:13

    O regresso dos Oasis aos palcos: banda anuncia mais três concertos

Este artigo tem mais de 4 anos
Da rivalidade entre os Blur e os Oasis ao luto de Kurt Cobain, passando pela euforia nacional em torno de Pedro Abrunhosa, recuamos no tempo até à música que se fazia e ouvia em 1995.
  • Da rivalidade entre os Blur e os Oasis ao luto de Kurt Cobain, passando pela euforia nacional em torno de Pedro Abrunhosa, recuamos no tempo até à música que se fazia e ouvia em 1995. Dias em que a compra de um CD resultava de uma decisão bem equacionada, não faltavam cassetes (muitas gravadas da coleção dos amigos), os discos de vinyl ameaçavam ter os dias contados, a MTV era outra (e só para alguns) e a rádio e imprensa musical destacavam-se enquanto principais fontes de descoberta, muito antes da internet massificada e da alvorada do streaming.
  • O dia 5 de abril de 1994 ficou gravado nas memórias de muitas adolescências (e não só). Data do suicídio de Kurt Cobain, foi decisiva para reforçar o lugar do mentor dos Nirvana entre os ícones de uma geração e rosto incontestado do grunge. O género nascido em Seattle sobreviveria, mas a perda de impacto nos anos seguintes foi evidente. Dave Grohl, baterista dos Nirvana, estreou-se em 1995 com o álbum homónimo dos Foo Fighters (então um projeto a solo) e Courtney Love, a viúva do vocalista, continuaria a militar nos Hole (depois do aclamado "Live Through This", de 1994). Pearl Jam, Soundgarden ou Stone Temple Pilots também se mantiveram ativos, embora sucedâneos como os Creed, Staind ou Nickelback não tenham feito muito pela vitalidade desse legado.
  • A disputa entre os dois nomes mais populares da britpop, incentivada por alguma imprensa britânica, foi especialmente forte em 1995, quando a banda de Damon Albarn editou "The Great Escape", o disco da ubíqua "Country House", e o grupo dos irmãos Gallagher reforçou o estatuto com o segundo álbum, "(What's the Story) Morning Glory?", casa de hinos como "Wonderwall". "Blur ou Oasis?" era uma pergunta normal (ou questão existencial) para um estudante de liceu, mas a escolha não tinha de ficar por aí. No mesmo ano, os Pulp editaram o muito aplaudido "Different Class" e os Elastica estrearam-se com um disco homónimo tão ou mais espevitado e irónico, ainda que nenhuma das bandas se identificasse com o rótulo de britpop, limitador para uma sonoridade em alguns casos tão díspar (e associada ainda a nomes como Suede ou Supergrass, entre muitos outros que o tempo esqueceu).
  • Ninguém ficou indiferente a "Viagens". Tão ouvido como comentado e vendido (atingiu a marca da tripla platina), o álbum de estreia de Pedro Abrunhosa e Bandemónio foi uma injeção de groove e ousadia na música nacional, em 1994, e no ano seguinte estava longe de ter expirado o prazo de validade. A fusão de funk, pop, acid jazz, soul ou rock, com um ocasional registo baladeiro não menos fulminante ("Tudo O Que Eu Te Dou"), levou "Socorro", "É Preciso Ter Calma" ou "Não Posso Mais" aos ouvidos de todos, fossem fãs, detratores ou curiosos. À promiscuidade de géneros juntou-se a libido de algumas letras (com polémica associada), numa música com descendências do balanço de Prince ou de James Brown (Maceo Parker, saxofonista da sua banda, foi um dos colaboradores do disco). Uma aventura que marcou a década como poucas e abriu portas para uma nova geração de voz portuguesa mas com referências amplas, dos Clã aos Ornatos Violeta.
  • Com um percurso surgido em inícios dos anos 1980, a banda de Cascais atingiu o pico da popularidade a meio da década seguinte. A compilação "O Caminho da Felicidade (O melhor dos Delfins)" foi dos maiores êxitos de vendas e o disco mais vendido de 1995 em Portugal, atingindo a marca de sete platinas. O inédito "Sou Como um Rio" ganhou rapidamente lugar entre as canções mais populares da banda e foi uma das apostas nacionais mais rodadas nas rádios, ao lado de "Não Voltarei A Ser Fiel", dos Santos & Pecadores, ou "Senhora Maria Do Olival", dos Quinta do Bill.
  • Editada em 1994, "Rapública" foi a primeira compilação de rap português e revelou a muitos a música de Boss AC, Zona Dread, Family ou Líderes da Nova Mensagem. O maior impacto, no entanto, foi gerado por "Nadar", dos Black Company, que tomou as rádios de assalto e teria edição em single em 1995. A presença foi tão forte que "não sabe nadar" não demorou a tornar-se uma expressão corrente. Determinantes para os primeiros passos do hip-hop e outras abordagens à música negra por cá foram também "Dou-lhe com a Alma", dos Da Weasel; "Pé Na Tchôn,Karapinha Na Céu", de General D; "Nascer do Soul", dos Cool Hipnoise; e o álbum de estreia homónimo dos Blackout, todos editados em 1995.
  • "Post", de Björk, e "To Bring You My Love", de PJ Harvey, foram dois dos álbuns mais aclamados do ano e ainda hoje são de menção obrigatória nas discografias de duas artistas idiossincráticas. Menos consensual, mas um sucesso inesperado de vendas, "Jagged Little Pill" revelou ao mundo Alanis Morissette, até então limitada a um círculo muito restrito no Canadá. E o álbum de estreia homónimo dos Garbage apresentou Shirley Manson, uma das vocalistas mais carismáticas da década, num ano marcado ainda por frontwomen como Skin, dos Skunk Anansie (através de "Paranoid and Sunburnt", outra estreia), ou Gwen Stefani, dos No Doubt (rumo à popularidade global com "Tragic Kingdom").
  • A banda de Billy Corgan já tinha deixado hinos para inúmeras adolescências em "Siamese Dream" (1993), um dos clássicos do rock dos anos 1990, depois de ter cativado uma imensa minoria com a estreia, "Gish" (1991). Mas ainda assim tentou elevado o patamar no terceiro álbum... e conseguiu. "Mellon Collie and the Infinite Sadness" é um álbum duplo e com uma ambição alargada aos territórios nos quais os Smashing Pumpkins se aventuraram, dos mais doces aos abrasivos, dos majestosos aos comedidos. Entre os hinos ficaram o disparo de raiva juvenil de "Bullet with Butterfly Wings", a faceta sonhadora e melancólica de "1979" e a grandiosidade orquestral de "Tonight, Tonight".
  • "Brothers gonna work it out", ouvia-se repetidamente no arranque de "Exit Planet Dust", álbum de estreia dos Chemical Brothers, e essa intenção seria confirmada por um dos percursos mais longos e consistentes da história da música de dança. Além do projeto de Tom Rowlands e Ed Simons, os Prodigy eram outra aposta forte da eletrónica britânica virada para as pistas, mas capaz de chegar aos estádios, depois da edição de "Music for the Jilted Generation" no ano anterior. 1995 foi ainda o ano de "Leftism", dos Leftfield, e "Timeless", de Goldie, duas estreias icónicas (embora hoje mais esquecidas) de um período fértil em nomes que saltaram das raves para os concertos. Conterrâneos como os Underworld, Orbital ou Fluke também ajudaram a contar este capítulo.
  • "Maxinquaye", o álbum de estreia de Tricky, ajudou a compor aquela que é muitas vezes apontada como a "santíssima trindade" do trip-hop, género nascido em Bristol a partir de cruzamentos dub, soul, jazz ou funk e vincado por um compasso lento, atmosférico e sombrio. O disco juntou-se a "Blue Lines" (1991), dos Massive Attack, e "Dummy" (1994), dos Portishead, enquanto testemunho que foi abrindo caminho para explorações eletrónicas na segunda metade da década, dos Lamb aos Morcheeba, dos Sneaker Pimps aos Moloko.
  • "Mellon Collie and the Infinite Sadness", dos Smashing Pumpkins, não foi o único álbum duplo a marcar 1995. "HIStory: Past, Present and Future, Book I", o nono disco de estúdio de Michael Jackson, não se mostrou menos ambicioso, embora nem todos os temas fossem inéditos: metade era uma compilação de êxitos. Surgido depois de um período conturbado, na sequência de acusações de abuso sexual infantil em 1993, vincou uma tentativa de reabilitação artística após o mal acolhido "Dangerous" (1991) e contou com colaborações de Janet Jackson, Shaquille O'Neal, Slash e The Notorious B.I.G. Resultado: um sucesso de vendas, a digressão mais lucrativa da década de um artista a solo e uma colheita de clássicos instantâneos entre os singles: "You Are Not Alone", "Stranger In Moscow", "Scream" e sobretudo "They Don't Care About Us".
  • Baladas como "Back for Good" ou "Never Forget" trataram de assegurar que a boyband de Gary Barlow e Robbie Williams era a mais popular do momento deste lado do Atlântico, deixando para trás nomes como os Boyz II Men ou Boyzone. Mas esse estatuto seria ameaçado a partir do ano seguinte, com o primeiro álbum dos Backstreet Boys. A caminho estavam também as Spice Girls, cuja estreia em 1996 seria decisiva para que as girlbands tivessem tanto ou mais impacto do que as formações exclusivamente masculinas.
  • A partir de 1996, através do álbum "Antichrist Superstar", Marilyn Manson ganharia decididamente lugar cativo entre a lista de figuras mais controversas do cenário pop-rock da década. Mas não surgiu de repente. Depois do álbum de estreia, "Portrait of an American Family" (1994), o alter ego de Brian Warner e a sua banda editaram o EP "Smells Like Children", em 1995, já a reforçar o gosto pelo provocador e macabro tanto na imagem como na música - com direito a uma versão memorável e distorcida de "Sweet Dreams (Are Made of This)", dos Eurythmics. Entre os cúmplices da produção estava Trent Reznor, mentor dos Nine Inch Nails, banda a viver um dos seus picos criativos e comerciais com a edição de "The Downward Spiral" e um dos concertos-chave no festival de Woodstock no ano anterior.
  • A famigerada "Cotton Eye Joe", dos suecos Rednex, é escolha habitual entre as listas de piores canções de sempre, mas isso não a impediu de ter sido das mais ouvidas de 1995 (para não dizer da década). E apesar de dominada por influências country, foi a mais popular do grupo associado ao eurodance. Não que tenham faltados outros exemplos do género: "Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)", de Scatman John; 	"Beautiful Life", dos Ace of Base; "Boom Boom Boom" dos The Outhere Brothers"Think of You", de Whigfield; "Be My Lover", dos La Bouche ou "Shut Up (and Sleep with Me)", dos Sin With Sebastian, mostraram que esta facção de música de dança tão repetitiva como orelhuda não iria abandonar os anos 1990 tão cedo.
  • Graças ao filme "Mentes Perigosas", com Michelle Pfeiffer em modo professora de liceu, Coolio conseguiu que "Gansta's Paradise" se tornasse o seu tema mais emblemático, apesar de o rapper ter mantido uma carreira ativa até aos dias de hoje. Talvez seja injusto reduzi-lo a um one hit wonder, embora seja esse o caso de nomes como o ex-Orange Juice Edwyn Collins ("A Girl Like You"), Deep Blue Something ("Breakfast at Tiffany's"), The Connels ("'74–'75"), Los del Río ("Macarena") ou Joan Osborne ("One of Us"). Ou ainda de Iran Costa, cujo "O Bicho" insistiu em propagar-se por Portugal inteiro. Entre outras canções muito ouvidas em 1995, contam-se também "Waterfalls", das TLC; "Kiss From A Rose", de Seal; "Take a Bow", de Madonna; "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me", dos U2; "Missing", dos Everything But The Girl; "Always", dos Bon Jovi; "Fantasy", de Mariah Carey; "Over My Shoulder", dos Mike and the Mechanics; "1492 The Conquest of Paradise", de Vangelis, ou várias de Celine Dion e Laura Pausini. Saudades?
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • Regulador britânico preocupado com fãs do Oasis "enganados" para comprar bilhetes caros
    L.S. / AFP · Música · 26 mar 2025 10:33

    Regulador britânico preocupado com fãs do Oasis "enganados" para comprar bilhetes caros

  • O regresso dos Oasis aos palcos: banda anuncia mais três concertos
    Música · 29 ago 2024 10:13

    O regresso dos Oasis aos palcos: banda anuncia mais três concertos

Em destaque

  • Carolina Deslandes, sempre com o "coração na boca" e sem medo de arriscar: "Não quero ser novidade, quero ser especialidade do chef"
    Música · 23 mai 2025 11:32

    Carolina Deslandes, sempre com o "coração na boca" e sem medo de arriscar: "Não quero ser novidade, quero ser especialidade do chef"

    por Tiago David
  • Morreu Sebastião Salgado, ícone da fotografia mundial "que semeou esperança onde havia devastação"
    SAPO Mag / Lusa · Showbiz · 23 mai 2025 16:45

    Morreu Sebastião Salgado, ícone da fotografia mundial "que semeou esperança onde havia devastação"

  • Disney anuncia "O Diabo Veste Prada 2" para os cinemas em 2026 após adiar novo filme "Vingadores"
    L.S. · Atualidade · 23 mai 2025 16:46

    Disney anuncia "O Diabo Veste Prada 2" para os cinemas em 2026 após adiar novo filme "Vingadores"

  • Festival de Cannes vê filme que quer ser choque contra a "cegueira" israelita em Gaza
    L.S. / AFP · Atualidade · 23 mai 2025 16:01

    Festival de Cannes vê filme que quer ser choque contra a "cegueira" israelita em Gaza

Últimas

  • L.S. · Atualidade · 23 mai 2025 20:35

    Filme português "O Riso e a Faca" e coprodução "Era uma vez em Gaza" vencem prémios no Festival de Cannes

  • SAPO Mag · Música · 23 mai 2025 18:54

    Ivete Sangalo na Super Bock Arena: há cansaços que valem a pena ser dançados

    por Rosa Margarida Paulo Soares
  • SAPO Mag / Lusa · Showbiz · 23 mai 2025 18:33

    Óbito/Sebastião Salgado: Ministra da Cultura lembra "importantíssimo legado" na Fotografia

  • SAPO Mag / Lusa · Música · 23 mai 2025 18:27

    Xênia França, Flor e Zudizilla entre as primeiras confirmações do Festival MIL

  • SAPO Mag / Lusa · Música · 23 mai 2025 18:22

    Sam The Kid leva espetáculo dedicado a "Beats Vol.1: Amor" ao Porto em novembro

  • SAPO Mag / Lusa · Música · 23 mai 2025 18:19

    Gustavo Santaolalla, Makaya McCraven e Lina_ com Marco Mezquida no cartaz do Misty Fest

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Música

    Showbiz

    Passatempos

  • Filmes

    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries

    • Estreias
    • Notícias
  • TV

    • Programação
    • Notícias
  • Óscares

    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Instagram
  • Facebook
  • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay