A 17 de outubro de 2011, dia em que foi para o ar o primeiro episódio de "A Guerra dos Tronos", ninguém imaginaria no fenómeno global no qual a aposta da HBO se iria tornar. Oito anos depois, a série inspirada na saga de George R.R. Martin vai chegar ao fim, despedindo-se com uma temporada que promete mostrar o que nunca foi feito no pequeno ecrã.

Episódio após episódio, a superprodução foi conquistando mais e mais espectadores em todo o mundo. Depois de dois anos à espera, os fãs vão finalmente descobrir o destino dos Sete Reinos e o fim das histórias de personagens como Jon Snow, Daenerys Targaryen, Sansa Stark, Jaime Lannister, Arya Stark, Tyrion Lannister, Cersei Lannister e companhia.

Em Portugal, os espectadores poderão ver a estreia da última temporada de "A Guerra dos Tronos" na televisão ou através de streaming: na madrugada de 14 para 15 de abril, às duas da manhã e em simultâneo com a estreia nos Estados Unidos, a HBO Portugal disponibiliza o primeiro episódio; à mesma hora, o Syfy Portugal arranca com a transmissão da última temporada.

Antes da estreia, aproveite para fazer uma viagem pelos reinos de "A Guerra dos Tronos".

VEJA NA GALERIA AS IMAGENS DA OITAVA TEMPORADA:

Como tudo começou

"Num mundo em que os verões duram décadas e os invernos se podem prolongar durante gerações, as tensões e jogos de poder fazem parte da vida. 'A Guerra dos Tronos' é uma história coral, num mundo mágico: a história de sete reinos onde reis, rainhas, cavaleiros, vassalos, nobres e tiranos dançam numa batalha de traição, intriga, amor e luxúria". Esta foi a primeira sinopse revelada pelo Syfy Portugal, em 2011, antes da estreia da primeira temporada.

Ned Stark

O primeiro episódio de "A Guerra dos Tronos" ficou marcado pela morte de Jon Arryn, a Mão do Rei Robert Baratheon. O dono do Trono de Ferro desejava que o seu amigo Eddard Stark ocupasse o seu lugar. Ned deixa Winterfell e segue viagem até King’s Landing, para ajudar o seu amigo a governar os Sete Reinos. Para celebrar e selar o acordo, Robert Baratheon propõe que o seu filho Joffrey case com Sansa, uma das filhas de Ned Stark.

Com a proposta, o Rei ignorou as más relações entre os Starks e os Lannisters. Mas ainda no final do primeiro episódio, os desentendimentos entre as duas famílias ficaram claros: enquanto brincava, Bran Stark viu Cersei Lannister envolvida com o seu irmão gémeo Jaime. O Lannister, sem hesitar, empurra o pequeno Stark da janela.

Este foi o primeiro acontecimento que deixou muito espectadores com o coração na mão. Mas era só o início.

Ao longo dos episódios da primeira temporada, foram vários os eventos que foram prendendo os espectadores. Mas a morte de Robert Baratheon na sequência de um acidente de caça juntou ainda mais 'lenha na fogueira'. Para evitar que o trono caia nas mãos de Joffrey, bastardo da rainha e do próprio irmão Jamie, Ned altera o testamento.

A GUERRA DOS TRONOS

Mas Lord Baelish decide contar tudo e Ned é denunciado aos Lannisters. Joffrey acaba por subir ao trono e manda matar o pai da sua futura mulher, Sansa. Ned Stark é decapitado e a sua cabeça é espetada numa estaca, em frente à sua família - este é o primeiro grande momento de choque para os fãs de "A Guerra dos Tronos"... mas era só o início.

Sete temporadas, sete momentos

Primeira temporada

A GUERRA DOS TRONOS

A morte de Ned Stark foi um dos momentos mais memoráveis da primeira temporada de "A Guerra dos Tronos". Quando o rei Joffrey decapitou a personagem interpretada por Sean Bean, os fãs da série da HBO ficaram em choque. Para a revista Rolling Stone, a morte de Ned é um dos acontecimentos mais marcantes e que tornou  a série num fenómeno global.

Segunda temporada

O episódio nove da segunda temporada ficou na memória dos fãs. Com a épica Batalha da Água Negra, o mundo viu a cena mais explosiva e mais longa da televisão. E foi um momento verdadeiramente decisivo: Lannisters e Stannis Baratheon estiveram frente a frente.

A GUERRA DOS TRONOS

No episódio, Stannis aproxima-se de Porto Real e acredita que tem todos os trunfos na manga para vencer a batalha. Já Tyrion e Cersei ficam apreensivos porque sabem que o exército inimigo é maior e que pode conquistar a cidade. O primeiro grande momento da batalha chega quando parte da frota é destruída por um fogo com chamas verdes que se espalha pela água.

No final, Stannis Baratheon sai derrotado e Tyrion sobrevive, apesar dos ferimentos.  Tywin Lannister é o grande salvador e torna-se Mão do Rei.

Terceira temporada

Terceira temporada, episódio nove. Não é preciso dizer muito mais, todos os grandes fãs de "A Guerra dos Tronos" têm na memória o que aconteceu - para muitos, o "Casamento Vermelho" é o momento mais marcante de toda a história dos Sete Reinos.

Tudo começou com uma música calma, mas sinistra, de John Williams. Era dia do casamento entre Edmure, tio de Robb, e Roslin, filha de Frey, e tudo parecia estar a correr bem. Mas assim que se ouve a canção dos Lannisters, a tensão aumentou: algo estava errado.

A GUERRA DOS TRONOS

Em poucos segundos, começa uma verdadeira carnificina: os homens de Frey matam Talisa,  Catelyn Stark e Robb Stark. E a saga nunca mais foi a mesma...

Quarta temporada

A quarta temporada de "A Guerra dos Tronos" foi uma das mais mortíferas de sempre - morreu Lysa Arryn, Joffrey Baratheon, Oberyn Martell, Tywin Lannister, Shae, Mance Rayder, Ygritte e algus dos membros da Patrulha da Noite.

Os episódios ficaram marcados por vários acontecimentos, como a grande Batalha do Castelo Negro ou o julgamento de Tyrion, a "a ovelha negra" dos Lannister.

A GUERRA DOS TRONOS

O casamento de Joffrey com Margaery Tyrell também marcou toda a temporada. E tudo estava a correr bem até ao momento em que o jovem Rei, considerado um dos vilões mais terríveis da história de "A Guerra dos Tronos", decide fazer um brinde... mas a sua bebida está envenenada e acaba por morrer.

Quinta temporada

"Vergonha, vergonha, vergonha!". Na quinta temporada, Cersei encontrou um adversário à altura, o chefe dos Pardais (Jonathan Pryce). A Rainha Mãe acabou por ser julgada pela Fé dos Sete pelos pecados que cometeu, especialmente os sexuais. O Alto Pardal obriga Cersei a caminhar nua, enquanto era atacada pelo povo.

A GUERRA DOS TRONOS

Todos os que assistiam à caminhada, gritavam "vergonha, vergonha, vergonha". Foi um dos momentos mais marcantes da história de Cersei... que acabaria por se vingar.

Sexta temporada

O episódio nove destacou-se na sexta temporada. Foi o capítulo da  Batalha dos Bastardos - para se tornar senhor do Norte,  Ramsay Bolton matou o seu pai, Roose, a madrasta Walda e o meio-irmão. Depois continuou a sua luta e declarou guerra aos Starks.

A GUERRA DOS TRONOS

No campo de batalha, Jon Snow, com apoio de Sansa, Baelish e dos cavaleiros do Vale, consegue triunfar e derrubar Ramsay, tornando-se no Rei do Norte.

Sétima temporada

Com menos episódios, a sétima temporada não deixou de contar com momentos de cortar a respiração - Daenerys chega a Westeros e começa o caminho (nem sempre fácil) para conquistar os Sete Reinos. Na viagem, a 'mãe dos dragões' conhece Jon Snow e vai para além da Muralha.

A época termina com o castelo da Muralha a ser atacado pelo Rei da Noite, que está acompanhado por Viserion. O dragão de gelo destrói parte da estrutura e os caminhantes brancos começam a caminhar rumo ao sul.

 Viserion

Sete temporadas e inúmeras mortes

"A Guerra dos Tronos" é provavelmente a série com mais mortes por episódio. Para o provar, o Youtuber Leon Andrew Razon somou todas as personagens que morreram na produção da HBO.

No total, o fã da série inspirada na saga de George R.R. Martin contabilizou mais de 150 mil mortes - entre personagens principais, figurantes e animais.

Antes da nova temporada, recorde algumas das personagens que morreram

Mortes da primeira temporada: Jon Arryn, Ned Stark, Viserys Targaryen, Robert Baratheon, Syrio Forel e Khal Drogo, Jory Cassel, Benjen Stark, Rhaego, Mirri Maz Duur

Mortes da segunda temporada: Renly Baratheon, Rakharo, Renly Baratheon, Rodrik Cassel, Pyat Pree, Doreah e Xaro Xhoan Daxos

hodor

Mortes da terceira temporada: Robb Stark, Catelyn Stark e Talisa Maegyr, Jeor Mormont, Beric Dondarrion e Ros

Mortes da quarta temporada: Lysa Arryn, Joffrey Baratheon, Karl Tanner, Oberyn Martell, Tywin Lannister, Shae, Mance Rayder, Ygritte, Lysa Arryn, The Mountain, Grenn, Mag the Mighty, Styr, Jojen Reed, Shae e Tywin Lannister

Mortes da quinta temporada: Mestre Aemon, Shireen Baratheon, Selyse Baratheon, Janos Slynt, Barristan Selmy, Karsi, Hizdahr zo Loraq, Stannis Baratheon (ainda poderá voltar), Myranda, Myrcella Baratheon e Meryn Trant

Mortes da sexta temporada: Areo Hotah, Tommen Baratheon, Rickon Stark, Margaery Tyrell, Loras Tyrell, Mace Tyrell, Kevan Lannister, Lancel Lannister, Doran Martell, Trystane Martell, Alto Pardal, Roose Bolton, Walda Bolton, Ramsay Bolton, Walder Frey, Hodor, the Waif, Olly, Alliser Thorne, Corvo de Três Olhos, Balon Greyjoy, Ser Arthur Dayne, Osha, Khal Moro, Lady Crane e Leaf

Mortes da sétima temporada: Nymeria Sand, Tyene Sand, Olenna Tyrell, Randyll Tarly, Dickon Tarly, Thoros of Myr e Petyr "Littlefinger" Baelish

Oitava temporada, a hora do adeus

O PRIMEIRO TRAILER

O vídeo revela alguns detalhes sobre a que será a maior batalha dos Sete Reinos e que foi gravada durante 11 semanas. O trailer arranca com Arya a fugir dos inimigos. "Eu conheço a morte. Tem muitas caras. Mal posso esperar para ver esta", diz a jovem Stark no vídeo.

"Tudo o que fizeste trouxe-te aqui. Onde pertences. A casa", frisa Bran no vídeo relevado esta terça-feira. De seguida, o trailer mostra a primeira vez que Sansa Stark se cruza com os dragões de Daenerys Targaryen.

Jon Snow também um dos protagonistas do trailer. "Eles vêm aí. O nosso inimigo não se cansa. Não desiste. Não sente", lembra a personagem de Kit Harington.

Veja o vídeo:

O último teaser revelado

Winterfell destruída, coberta de neve, e deserta. É este o cenário do mais recente teaser de "A Guerra dos Tronos", e também o mais trágico. Sem a presença de qualquer personagem, as novas imagens apresentam apenas uma atmosfera de desolação com objetos associados a alguns dos protagonistas: a espada de Arya Stark, a mão metálica de Jaime Lannister, a cadeira de rodas de Bran Stark ou a espada de Jon Snow estão entre os que os fãs já identificaram nas redes sociais.

A GUERRA DOS TRONOS

O ambiente de destruição sugere não só a morte de figuras emblemáticas da série como parece decorrer após a grande batalha que terá lugar no terceiro episódio da oitava temporada. Na luta pela sobrevivência, o grupo está em menor número e luta contra um inimigo sobrenatural:

O reencontro entre os irmãos Stark

Um dos vídeos promocionais arranca com o encontro entre Arya Stark e Jon Snow, personagens que já não estavam juntas desde a primeira época da série. Cersei Lannister e Sansa Stark também estão entre as figuras que surgem no teaser:

QUAL A DURAÇÃO DOS EPISÓDIOS?

O primeiro capítulo, que estreia em Portugal na madrugada de 14 para 15 de abril, irá durar 54 minutos. Já o segundo, que será exibido a 21 de abril, terá 58 minutos e o terceiro, disponível a 28 de abril, irá contar com 60 minutos.

A 5 de maio vai para o ar o quarto episódio, que terá 78 minutos de duração. Os dois últimos capítulos de "A Guerra dos Tronos", que serão exibidos a 12 e 19 de maio, irão ter 80 minutos.

A MAIOR BATALHA DE SEMPRE

O início do fim de "A Guerra dos Tronos" aproxima-se e as dúvidas sobre os destinos das personagens continuam por responder. A Entertainment Weekly revelou novas fotos dos episódios finais e alguns detalhes sobre o que poderá acontecer nos Sete Reinos.

De acordo com a revista, Jon Snow irá novamente enfrentar o Rei do Norte, desta vez em Winterfell. No episódio, a personagem de Kit Harington terá ao seu lado Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), Tyrion Lannister (Peter Dinklage), Arya Stark (Maisie Williams), Sansa Stark (Sophie Turner) e Brienne of Tarth (Gwendoline Christie).

Na luta pela sobrevivência, o grupo está em menor número e luta contra um inimigo sobrenatural. De acordo com a Entertainment Weekly, a batalha irá contar com a maior cena sequencial de batalha alguma vez feita e irá reunir o maior número de personagens principais desde o primeiro episódio, em 2011.

"O que pedimos à equipa para fazer este ano foi algo que nunca foi feito em televisão ou no cinema", frisa o produtor executivo Bryan Cogman. "Este confronto final entre o Exército dos Mortos e o Exército dos Vivos é completamente sem precedentes, implacável e uma mistura de géneros mesmo dentro da batalha. Existem sequências construídas dentro de sequências, construídas dentro dessas sequências", explica.

O episódio obrigou a 11 semanas de trabalho noturno (77 noites) - no total, cerca de 750 pessoas trabalharam durante toda a noite durante três meses. As temperaturas eram negativas, estavam menos de 30 graus, e a equipa trabalhou debaixo de chuva gelada e de fumo, conta a EW.

Quem pode chegar ao Trono?

Quem se vai sentar no Trono de Ferro? Esta é uma das grandes dúvidas de "A Guerra dos Tronos". Ao longo das sete temporadas, foram várias as personagens que ocuparam o lugar.

No início da primeira temporada, Robert Baratheon ocupava o trono. Depois da sua morte, o lugar foi ocupado pelo seu filho, Joffrey Baratheon. O jovem manteve-se no trono até à quarta temporada, acabando por ser assassinado. O seu irmão Tommen Baratheon foi depois coroado.

Na sexta temporada, Cersei Lannister perde o seu filho Tommen Baratheon e torna-se rainha.

Para a oitava temporada, tudo se encontra em aberto. Para promover os novos episódios, a HBO partilhou várias poster com alguns dos protagonistas sentados no trono - será que alguns deles será o novo rei?

Arya Stark, Jon Snow,Bran Stark, Brianne de Tarth, Cersei Lannister, Daenerys Targaryen, Davos Seaworth, o Rei da Noite, Euron Greyjoy, Frey Worm, Jaime lannister, Jorah Mormont, Melisandre, Missandei, Sam Tarly, Sandor Clegane, Sansa Stark, Theon Greyjoy, Tyrion Lannister e Varys podem ser vistos nas imagens.

Veja os posters:

Que personagens de "A Guerra dos Tronos" vão sobreviver?

"Quando entras nos jogos dos tronos, ganhas ou morres", disse Cersei Lannister na primeira temporada de "A Guerra dos Tronos". E a personagem interpretada por Lena Headey não estava a brincar: em sete temporadas, centenas de personagens morreram.

Mas a última temporada de "A Guerra dos Tronos" poderá ser ainda mais sangrenta. Antes da estreia dos novos episódios, para que os fãs fiquem mais descansados, um grupo de investigadores fez uma análise científica para determinar quais as personagens que têm mais hipóteses de sobreviver.

Segundo Reidar Lystad e Benjamin Brown, professores da Universidade Macquarie, em Sydney, os homens da classe baixa e mais leais são os que têm mais hipóteses de morrer nos últimos episódios da série da HBO.

Durante o estudo, os investigadores chegaram ainda à conclusão que as mulheres das classes mais altas têm mais probabilidade de sobreviver. Além disso, os professores perceberam que as personagens que mudam as suas alianças têm uma vida mais longa.

Com base nas análises, os professores avançam que Sansa Stark e Arya Stark são as duas personagens que correm menor perigo de vida. Daenerys Targaryen e Cersei Lannister também têm os dados estatísticos a seu favor - o facto de pertencerem a classes altas pode ajudar, mas a luta constante pelos seus objetivos pode prejudicar as personagens.

Jon Snow e Tyrion Lannister também lideram a lista das personagens com mais hipóteses de sobreviverem na última temporada de "A Guerra dos Tronos".

O estudo concluiu ainda que 14% das personagens podem morrer na primeira hora da oitava temporada da série.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.