O filme realizado por Guillermo del Toro foi o grande vencedor na área de cinema na cerimónia de entrega de prémios do Sindicato dos Produtores dos EUA (Producers Guild of America, PGA). "A Forma da Água" fica assim mais próximo da vitória nos Óscares, de que pareceu estar a afastar-se quando o cineasta mexicano venceu o Globo de Ouro para Melhor Realização mas perdeu o de Melhor Filme para "Três Cartazes à Beira da Estrada".

No que diz respeito aos galardões de Melhor Filme do Ano, na última década, só duas vezes é que as escolhas dos vencedores da PGA e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood não coincidiram, precisamente as duas últimas: "A Queda de Wall Street" e "La La Land" foram os melhores para os PGA, a Academia preferiu "O Caso Spotlight" e "Moonlight".

Guillermo del Toro não estava presente na cerimónia, por ter regressado ao México para tratar do seu pai doente, e o troféu foi aceite pelo seu colega e co-produtor J. Miles Dale. O ator Richard Jenkins leu uma declaração do cineasta no palco, em que ele refletia que “a vida tem sempre uma forma de nos manter em sentido. Enquanto vocês estão sentados aí esta noite, eu estou à cabeceira da cama do meu pai, na minha terra natal no México.”

Sem surpresas, Darla K. Anderson recebeu o troféu referente a Melhor Longa-Metragem de Animação pelo filme "Coco", a nova fita da Pixar que tem acumulado prémios ao longo de toda a temporada.

Na categoria de documentários, o galardão também foi para um dos favoritos na corrida, "Jane", de Brett Morgen, sobre a antropóloga Jane Goodall.

Nas categorias de televisão, as escolhas principais estiveram em linha com as dos Globos de Ouro: "The Handmaid's Tale", da Hulu, ganhou o troféu para Melhor Série na categoria de Drama, e "The Marvelous Mrs. Maisel", da Amazon, triunfou entre os nomeados de Comédia.

Na categoria de telefilmes ou séries de curta-duração, o vencedor foi a quarta temporada de "Black Mirror".

Os temas da tolerância e da diversidade estiveram na agenda principal dos discursos: Jordan Peele, o realizador e produtor de "Foge", que ganhou o troféu Stanley Kramer (atribuído a um filme que aumente a consciencialização sobre temas sociais), criticou no seu discurso o "sistema que silencia vozes de minorias, mulheres e de outras pessoas".

Darla K. Anderson também dedicou a vitória do filme "Coco" ao povo do México sublinhando que “está na hora de ter mais diversidade na nossa cultura e no nosso mundo".

Ava DuVernay, que recebeu uma das ovações de pé da noite ao receber o honorário Visionary Award, afirmou que "neste momento há muita discussão sobre o que está certo e errado na indústria, e ideias como a inclusão e a diversidade e os protocolos contra o assédio serem uma coisa boa porque é a mais correcta... Elas não devem ser feitas por serem as mais correctas mas sim porque é a correção de um erro, para acabar com o preconceito. Não é uma moda, é a realidade. Uma realidade que a nossa indústria traiu de muitas maneiras ao longo das décadas".

Eis a lista completa de vencedores:

Melhor Filme: "A Forma da Água"

Melhor Série de Televisão - Drama - "The Handmaid’s Tale"

Melhor Série de Televisão - Comédia - "The Marvelous Mrs. Maisel"

Melhor Documentário de Longa-Metragem: "Jane"

Melhor Longa-Metragem de Animação: "Coco"

Melhor Concurso Televisivo: "The Voice"

Melhor Telefilme ou Mini-Série: "Black Mirror"

Melhor Talk Show: "John Oliver Last Week Tonight"

Melhor Produção de Não-Ficção: “Leah Remini: Scientology and the Aftermath”

Melhor Programa de Crianças: "Sesame Street"

Melhor Programa de Desporto: "Real Sports with Bryant Gumbel"

Melhor Programa de Curta Duração: "Carpool Karaoke"

Os Prémios Honorários foram para Donna Langley (Milestone Award), o filme "Foge" (Stanley Kramer Award), Ava DuVernay (Visionary Award), Charles Roven (David O. Selznick Achivemente Award in Theatrical Motion Pictures) e Ryan Murphy (Norman Lean Achievement Award in Television).

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.