Vinte anos após a estreia nos cinemas de "A Fuga das Galinhas", o estúdio de animação Aardman confirmou oficialmente em comunicado que a produção da sequela vai arrancar no próximo ano.
O novo filme será uma parceria com a Netlix.
"A Fuga das Galinhas", realizado por Peter Lord com Nick Park, foi um grande fenómeno de popularidade tanto na Europa como nos EUA, continuando a ser até hoje o maior sucesso de bilheteiras de sempre em "stop motion" [animação por volumes].
A história passava-se na quinta de criação de galinhas do casal Tweedy, situada em Yorkshire, onde uma corajosa e persistente galinha chamada Ginger (na versão original com voz de Julia Sawalha) procurava conduzir as restantes companheiras de cativeiro a uma fuga organizada. As tentativas resultavam sempre em fracasso até surgir na quinta um galo americano e bem-falante chamado Rocky (voz de Mel Gibson).
Segundo o comunicado oficial da Aaardman, na sequela as galinhas encontram o seu local de sonho após a fuga, um santuário pacífico numa ilha bem longe dos perigos dos humanos. A felicidade de Ginger e Rocky também parece completa ao tornarem-se pais de Molly. Mas quando todos os tipos de galinhas no continente enfrentam uma nova e terrível ameaça, Ginger e a sua equipa vão colocar em risco a liberdade conquistada com tanto esforço: agora, vão ser elas as invasoras.
Embora tenham referido que ainda é muito cedo para ter notícias sobre os atores, duas fontes que conhecem os bastidores da produção revelaram ao TheWrap que Mel Gibson não será convidado a regressar como Rocky: alguns anos após a estreia do filme, o ator e cineasta envolveu-se em controvérsias raciais.
Nick Park, o criador de "Wallace & Gromit" e "A Ovelha Choné - O Filme", terá um papel de consultor, mas a realização será de Sam Fell, que tem um currículo importante: fez "Por Água Abaixo" (2006), "A Lenda de Despereaux" (2008) e "ParaNorman" (2012), o último nomeado para os Óscares.
Apesar dos fãs verem finalmente concretizado o seu desejo, já sabem que começa outra longa espera: "A Fuga das Galinhas" levou quase quatro anos a fazer pois cada minuto demorava uma semana a filmar.
Comentários