Primeira longa-metragem de Ruben Alves, filho de emigrantes portugueses, «A Gaiola Dourada» foi o filme mais visto de 2013 em Portugal, com 754.195 espetadores e 3,8 milhões de euros de receitas. Com Rita Blanco e Joaquim de Almeida nos principais papéis, o filme é um retrato da emigração portuguesa em França, a partir da história de uma porteira e de um empreiteiro a viverem há várias décadas em Paris.

Os prémios César, cuja lista de nomeados foi divulgada hoje, são atribuídos pela Academia de Cinema de França aos melhores filmes estreado em sala.

Para melhor filme estão nomeados «A Vida de Adèle: Capítulos 1 e 2», de Abdellatif Kechiche, «Vénus de Vison», de Roman Polanski, «O Desconhecido do Lago», de Alain Guiraudie, «Jimmy P.», de Arnaud Desplechin, «Les Garçons et Guillaume, à Table!», de Guillaume Gallienne, «O Passado», de Asghar Farhadi, e «9 Mois Ferme», de Albert Dupontel.

«Les Garçons Et Guillaume, A Table!», escrito, realizado e protagonizado por Guillaume Gallienne, parte à frente na corrida, com 10 nomeações, seguido de «A Vida de Adèle: Capítulos 1 e 2» e «O Desconhecido do Lago», com oito.

Entre as nomeadas para o César de Melhor Atriz Secundária está Julie Gayet (com o filme «Quai d'Orsay»), que tem sido notícia nas últimas semanas por causa de um alegado relacionamento amoroso com o presidente francês François Hollande.

Entre os nomeados nas categorias principais de atuação contam-se Mathieu Amalric ( «Vénus de Vison»), Michel Bouquet ( «Renoir»), Albert Dupontel («9 Mois Ferme»), Grégory Gadebois («Mon Ame Par Toi Guérie»), Guillaume Gallienne («Les Garçons Et Guillaume, A Table!»), Fabrice Luchini ( «De Bicicleta com Molière») e Mads Mikkelsen («Michael Kohlhaas») para Melhor Ator; e Fanny Ardant («Les Beaux Jours»), Bérénice Bejo ( «O Passado»), Catherine Deneuve («Elle S’En Va»), Sara Forestier («Suzanne»), Sandrine Kiberlain («9 Mois Ferme»), Emmanuelle Seigner ( «Vénus de Vison») e Léa Seydoux ( «A Vida de Adèle: Capítulos 1 e 2»). Adèle Exarchopoulos, de «A Vida de Adèle: Capítulos 1 e 2», foi nomeada como Atriz Revelação.

Os vencedores dos Césares serão conhecidos a 28 de fevereiro em Paris.