Comédias sobre Adolf Hitler já houve várias, com Charlie Chaplin a fazer história logo em 1940 com "O Grande Ditador", estava ainda o nazi no auge do poder e os EUA a um ano de entrar na Segunda Guerra Mundial. O que é relativamente novo é ser a própria Alemanha a conseguir rir com o Fuhrer: recorde-se que ainda há pouco mais de 10 anos, "A Queda - Hitler o Fim do Terceiro Reich", de Oliver Hirschbiegel, apesar do enorme sucesso internacional, foi muito criticado na Alemanha pelo retrato mais humano que, a espaços, fazia do ditador nazi.
"Look Who's Back", título internacional de "Er ist Wieder da", parece estar a mudar este estado de coisas. Adaptado do romance satírico do mesmo título, da autoria de Timur Vermes e publicado em 2012, a fita imagina Hitler a acordar na Berlim dos dias de hoje, no parque onde outrora estava o bunker onde teria morrido, a descobrir um mundo muito diferente do que imaginou e a acabar por participar num "talk-show" e a ganhar uma publicidade inesperada entre os seus conterrâneos.
Realizado por David Wnendt e protagonizado por Oliver Masucci, o filme integra algumas sequências improvisadas, com o ator no meio da rua a interagir com pessoas comuns que não sabiam que se estava a rodar um filme, e tornou-se um sucesso inesperado na Alemanha, chegando ao primeiro lugar das bilheteiras no terceiro fim-de-semana em cartaz.
Agora, "Look Who's Back" é um dos oito filmes que a Alemanha está a considerar para a submissão à nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, quatro dos quais assentam no tema do nazismo, tendo já um deles, "Fritz Bauer: Agenda Secreta", estreado em Portugal. A última nomeação que a Alemanha conseguiu nessa categoria foi precisamente com "A Queda: Hitler e o Fim do Terceiro Reich".
Comentários