Segundo disse à Agência Lusa fonte da organização do certame, a distinção será entregue à actriz numa cerimónia em que será projectado o seu mais recente filme,
«The Last Sign», às 22:00, no Teatro Municipal de Vila Real.

O CastaDouro Convidada Especial é atribuído a uma figura do mundo do cinema com um papel importante na história da Sétima Arte. A entrega deste troféu, na cerimónia oficial de abertura do Douro Film Harvest, assinala o arranque do evento, que decorrerá entre 10 e 13 de Setembro.

Organizado pela Entidade Regional Turismo do Douro, o festival de cinema Douro Film Harvest (DFH) tem como co-fundador
Moritz de Hadeln, organizador de certames cinematográficos como os de Berlim e Veneza, sendo
Salvato Telles de Menezes o responsável pela programação.

Além da actriz
Andie MacDowell, que se destacou em filmes como
«Sexo, Mentiras e Vídeo»,
«Quatro Casamentos e Um Funeral» e
«Mulheres de Armas», o DFH homenageia
Milos Forman, com o galardão CastaDouro Carreira. O cineasta, checo de nascimento, conquistou o Óscar de Melhor Realizador pelos filmes
«Voando sobre um Ninho de Cucos» e
«Amadeus».

Também presente estará o músico de jazz e compositor
Kyle Eastwood, filho de
Clint Eastwood, e autor de vários temas para filmes do pai, como
«Gran Torino»,
«Cartas de Iwo Jima»,
«Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos» e
«Mystic River». Kyle Eastwood apresentar-se-á pela primeira vez em Portugal, com a sua banda de jazz, às 22:00, num barco atracado no Cais do Pinhão.

O evento decorre, de forma descentralizada, no Teatro de Vila Real (onde está a secção principal, denominada Vintage Selection), no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego (secção Tawny Selection), no Cine-Teatro de Torre de Moncorvo e no Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião.

O certame, em que o vinho do Porto também é celebrado, inclui uma secção de Wine Films, que demarcam a simbiose entre a indústria do cinema e o património vinícola existente no mundo.

O Douro Film Harvest é, organizado pela Entidade Regional Turismo do Douro (ERTD), com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVVDP) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). O festival realiza-se propositadamente na altura das vindimas, abrindo quinta-feira, 9 de Setembro, quando fazem precisamente 253 anos que o Marquês de Pombal criou a Região Demarcada do Douro, a mais antiga do mundo.

SAPO/Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.