O TIFF, o maior festival de cinema da América do Norte, apresenta uma programação repleta de estreias e projeções especiais com a greve de atores e argumentistas de Hollywood como pano de fundo.

Nesta sexta, a atriz Anna Kendrick fez a sua estreia como realizadora e protagoniza "Woman of the Hour", uma história real que supera a ficção sobre um assassino que apareceu no programa televisivo "The Dating Game".

Rodney Alcalá, que acabou por ser condenado à morte na Califórnia por cinco assassinatos cometidos na década de 1970, era um dos participantes do popular programa de televisão americano enquanto praticava uma série de assassinatos.

Cada episódio apresentava três homens solteiros que respondiam às perguntas de uma mulher escondida atrás de uma parede, que escolheria o vencedor em função das suas respostas. O casal teria depois um encontro a cargo do programa.

Kendrick interpreta a participante Cheryl Bradshaw, que ganha um encontro com Alcalá e recusa comparecer devido ao seu comportamento preocupante.

Dumb Money
Dumb Money

"Viagem selvagem"

A estreia seguinte foi "Dumb Money", com um elenco de estrelas que inclui Seth Rogen e Paul Dano, sobre os investidores aficionados que transformaram a GameStop num fenómeno de Wall Street em 2021.

O filme acompanha Keith Gill (Dano), que investiu as economias de toda a sua vida na GameStop e escreveu sobre isso nas redes sociais sob o nome de Roaring Kitty. Outros pequenos investidores deram conta das suas partilhas e as chamadas "ações-meme" explodiram numa negociação selvagem em janeiro de 2021.

"Esta história [...] leva-nos a uma viagem selvagem e subversiva que, com sorte, em certa medida, lança luz sobre a disparidade de riqueza neste país", disse o realizador Craig Gillespie em notas prévias à exibição facultadas aos meios de comunicação.

Gillespie disse que esperava que o filme, baseado no livro de Ben Mezrich "The Antisocial Network", ajudasse a "continuar o debate de que o sistema precisa de mudar".

Les Indésirables
Les Indésirables

Pistas para os Ócares?

O festival de cinema de Toronto tem sido uma plataforma de lançamento para muitos filmes vencedores dos Óscares e os cineastas por trás dos principais projetos de 2023 esperam que isso se repita nesta edição.

O prémio anual People's Choice Award do TIFF transformou-se num indicador cada vez mais preciso dos prémios da Academia, antecipando eventuais vencedores de Melhor Filme como "Green Book - Um Guia para a Vida" e "Nomadland - Sobreviver na América".

Também nesta sexta, o cineasta francês Ladj Ly apresentou "Les Indésirables", um olhar sobre as comunidades marginalizadas nos subúrbios de Paris, quatro anos depois do aclamado retrato nomeado aos Óscares, "Os Miseráveis".

O TIFF voltou com força total em 2022, depois de dois anos de eventos online ou híbridos organizados durante a pandemia. O festival na maior cidade do Canadá vai decorre até ao dia 17 de setembro.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.