O cineasta Jean-Paul Rappeneau será um dos autores em destaque na Festa do Cinema Francês e estará na abertura, em outubro em Lisboa, com o filme "Cyrano de Bergerac", a exibir em cópia restaurada, foi hoje anunciado.

Jean-Paul Rappeneau, 86 anos, será o padrinho desta 19.ª edição da Festa do Cinema Francês, que começa a 14 de outubro em Lisboa e se estenderá a outras dez cidades até 11 de novembro.

"Cyrano de Bergerac" (1990) é protagonizado por Gerard Depardieu, somou dezenas de prémios e foi agora restaurado, tendo sido exibido em maio no festival de Cannes. O filme volta aos cinemas portugueses a 05 de outubro.

De Rappeneau, a Festa do Cinema Francês mostrará outros quatro filmes, entre os quais "La vie de Château" (1965) e "Le sauvage" (1975).

De acordo com a programação hoje anunciada, o encerramento da Festa do Cinema Francês em Lisboa, no dia 14, contará com a antestreia de "Em guerra", filme de Stéphane Brizé que esteve em competição em Cannes e no qual voltou a trabalhar com o ator Vincent Lindon, no papel de um sindicalista.

Stéphane Brizé estará em Lisboa para apresentar o filme, que não tem ainda data de estreia em Portugal.

Entre as antestreias previstas contam-se, por exemplo, "A Aparição", também com o ator Vincent Lindon, e que o realizador Xavier Giannoli mostrará em Lisboa, "Não deixeis cair em tentação", de Cédric Kahn, e "Plaire, aimer et courir vite", de Christophe Honoré.

Em cada edição, para lá das antestreias, a Festa do Cinema Francês tem procurado ser abrangente.

"É também um momento de descoberta ou redescoberta da obra de grandes nomes franceses do cinema mundial, da vitalidade do cinema de animação no qual a França se tem destacado, ou da pertinência do cinema independente", lê-se na nota de imprensa.

Em parceria com a Cinemateca Portuguesa, a Festa do Cinema Francês dedicará uma retrospetiva ao realizador e argumentista Henri-Georges Clouzot e que incluirá o documentário "Le mystère Picasso" (1956), que regista o processo criativo do pintor espanhol.

O programa dedicará ainda espaço ao cinema independente, com filmes de, entre outros, Anne Alix, Marco La Via, Hanna Ladoul e Clément Schneider, convidados para estarem em Portugal.

Pensado para os mais novos, em contexto familiar e escolar, será mostrado ainda o mais recente cinema de animação francófono.

Além de Lisboa, a 19.ª Festa do Cinema Francês vai passar por Almada, Aveiro, Beja, Coimbra, Faro, Leiria, Porto, Seixal, Setúbal e Viana do Castelo.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.