A primeira edição do Festival Internacional de Música no Cinema (MUVI) vai exibir, a partir de hoje, 34 filmes e cerca de 80 vídeos, no Cinema São Jorge, em Lisboa, indicou a organização.

O MUVI terá longas e curtas-metragens nacionais e internacionais em competição e fora de competição, numa programação que abrange filmes autorais e biográficos, «videoclips» e documentários.

Contactada pela agência Lusa, Filipa Marta, da direção do certame, que decorre até domingo, comentou que a adesão dos artistas e do público para a realização deste festival «superou as expetativas».

«Começámos esta primeira edição já tarde, em maio, e por isso foi mais difícil obter apoios, mas, mesmo assim, o público aderiu à angariação de fundos e recebemos centenas de filmes para criar o festival», observou.

Além dos filmes, vão ainda realizar-se palestras, concertos, atuações de DJ e exposições no Cinema São Jorge, cedido pela Empresa de Gestão dos Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), que apoia o festival.

A organização está a pensar dar continuidade ao MUVI nos próximos anos, «porque já existem vários festivais em Portugal com secções dedicadas ao cinema sobre música, mas nenhum em exclusivo, e é esse o lugar que queremos ocupar», sublinhou Filipa Marta.

«Our Vinyl Weighs a Ton (This Is Stones Throw Records)», de Jeff Broadway, sobre a editora de vanguarda Stones Throw Records, estreia-se em Portugal na sessão de abertura do MUVI, às 21:00 de hoje.

Kanye West, Snoop Dogg, Common, Questlove, Talib Kweli e Mike D, dos Beastie Boys, são alguns dos músicos que intervêm no documentário dedicado à editora independente de Los Angeles.

«Mudar de Vida», da dupla Pedro Fidalgo e Nelson Guerreiro, sobre José Mário Branco, «Música em Pó», de Eduardo Morais, dedicado a colecionadores de discos de vinil, «A Sétima vida de Gualdino», de Filipe Araújo, evocação do baterista Gualdino Barros, que tocou com protagonistas do jazz, contam-se entre os filmes selecionados para o festival.

Mais informações:
http://www.muvilisboa.com
[a|http://ppl.com.pt/pt/prj/muvilisboa][/a]