A invasão do Líbano no Verão de 1982 – também denominada «Operação Paz na Galileia» – é o episódio de guerra que o realizador Samuel Maoz retrata neste filme, baseado na sua experiência pessoal enquanto jovem soldado israelita. O cenário escolhido é um claustrofóbico e simbólico tanque de guerra onde quatro soldados, acossados pelo inimigo, partem em direcção a uma cidade-fantasma libanesa já bombardeada pelas forças israelitas.

Pelos olhos de Yigal, Gamil, Asi e Maoz o que parece ser uma simples missão rapidamente se transforma num tremendo pesadelo e numa possível armadilha mortal. As suas personagens não são heróis nem vivem em busca de grandes desígnios; são apenas seres humanos inocentes que, vitimados pelo medo, lutam pela sobrevivência contra a ameaça palpável e terrífica da guerra.

Premiado com o Leão de Ouro no último Festival de Veneza,
Samuel Maoz assina aqui a sua primeira longa-metragem, uma inquietante e perturbadora revisitação ficcional das suas memórias e experiências traumáticas durante a guerra israelo-libanesa. Um filme que lança questões importantes e actuais sobre a problemática da guerra e a forma como as sociedades se demitem de assumir as suas infindáveis consequências.

«Lebanon» é exibido hoje, 23 Abril, às 21:45, nos Cinema City Classic Alvalade, e no dia 25 Abril, às 21:45, no Cinema São Jorge. O filme tem estreia marcada para 6 de Maio nas salas portuguesas.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.