Em mais um capítulo de uma grande divergência, James Cameron aproveitou os elogios à nova versão "Dune" para criticar os filmes da Marvel.

Durante um programa especial para a publicação Variety, o lendário realizador de "Exterminador Implacável", "Titanic" e "Avatar" conversou com o colega Denis Villeneuve para falar sobre vários temas e, claro, a nova adaptação ao cinema do livro de Frank Herbert.

Cameron destacou durante o encontro como "Dune" parece tão diferente, com um tom épico semelhante comparável ao dos filmes "O Senhor dos Anéis" feitos por Peter Jackson ou aos trabalhos de David Lean, realizador de “Lawrence da Arábia”.

E casualmente acrescentou a "alfinetada": "Quando penso em filmes que têm neles acontecimentos épicos, como por exemplo um filme do Universo Marvel em que cidades inteiras são destruídas e por ai adiante, eles não me parecem épicos".

James Cameron

Villeneuve era o ouvinte ideal para estas palavras: em setembro, ele arriscou a ira dos fãs ao dizer que "demasiados filmes da Marvel que não são mais nada do que 'cortar e colar' [cut and paste] de outros" e "talvez esses tipos de filmes nos tenham transformado um pouco em zombies".

Mas foi James Cameron que já em 2018 se queixara que eram repetitivos: "Não é que não goste dos filmes. É só que, vá lá, há outras histórias para contar para além de homens cheios de testosterona sem famílias a fazerem coisas que desafiam a morte durante duas horas e ao mesmo tempo a arrasar cidades".

As declarações causaram grande impacto e até Kevin Feige, o presidente da Marvel teve de responder e ver o lado positivo: "Ele gosta dos filmes! Isso é espantoso! James Cameron gosta dos nossos filmes! Isso é emocionante".

O TRAILER DE "DUNE".