Judi Dench defendeu Kevin Spacey, alegadamente envolvido em vários casos de assédio sexual revelados em pleno movimento #MeToo , a quem chamou um "bom amigo".

A lendária atriz britânica de 83 anos condenou também a decisão de cortá-lo do filme "Todo o Dinheiro do Mundo" e substituí-lo por Christopher Plummer, dando a entender que abre um mau precedente.

"Não posso aprovar, de qualquer maneira possível, o facto de que – o que quer que ele tenha feito – se comece a cortá-lo dos filmes. Vamos fazer o que aconteceu quando ele foi substituído por Christopher Plummer? Vamos fazer isso através da história? Vamos voltar atrás na história e cortar sempre quem quer que se tenha portado mal de alguma forma ou violou a lei ou cometeu alguma forma de ofensa? Vamos expulsá-los da nossa história?", avançou durante uma conversa com jornalistas no Festival de San Sebastian, onde recebeu um prémio pela carreira.

Judi Dench recordou que Kevin Spacey lhe deu um "conforto inestimável" e a ajudou a "seguir em frente" após a morte do marido em 2001, quando estavam a trabalhar na rodagem do filme "The Shipping News".

"Não sei nada sobre o que terá acontecido, mas independentemente disso, acho que ele é, e foi, um ator maravilhoso... e um bom amigo", acrescentou.

Nas redes sociais, as reações dividiram-se entre os elogios à atriz por "dizer o que pensa" e os que acharam que tinha passado os limites e o seu apoio a Spacey era "repugnante".

Judi Dench deixou ainda uma opinião sobre os movimentos #MeToo e Time’s Up : "Acho que há muitas coisas que precisam ser corrigidas e bem feitas. É um momento extraordinário de mudança, um mar de mudança neste momento. E há muito mais papéis para mulher, o que é realmente muito bom, e que isso possa continuar durante muito tempo.

No início de setembro, as autoridades judiciais de Los Angeles decidiram não avançar com uma acusação contra o Kevin Spacey por causa de um alegado caso de ataque sexual ocorrido em 1992, indicando que tinha prescrito. Estão a decorrer outras investigações, incluindo três em Londres.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.