O «Lisbon Movie Tour», criado em dezembro passado e hoje apresentado, é uma ideia de Liliana Navarra, italiana a viver em Portugal, que decidiu criar guias destinados a turistas portugueses e estrangeiros para percorrer Lisboa e passar pelos locais que foram palco de rodagens de filmes.

«Existem mais de 16.000 filmes que tiveram «locations» [locais de rodagem] em Lisboa, sobretudo nos anos 1940 e 1950 e quase todos são filmes americanos», afirmou Liliana Navarra.

Estes percursos turísticos agora criados - replicando projetos semelhantes que já existem na Europa - começaram em dezembro com
«Afirma Pereira», a partir de um romance de Antonio Tabucchi e que foi rodado em Lisboa nos anos 1990.

A este, que é também uma homenagem a
Marcello Mastroianni, juntou-se em janeiro um percurso com
«Filme do Desassossego» (na imagem), de
João Botelho, a partir de "O Livro do Desassossego», de Fernando Pessoa.

Os percursos, que podem durar uma ou duas horas, são feitos para grupos pequenos, porque em cada ponto de paragem o guia apresenta cenas do filme feitas nesses locais onde foram rodados, recorrendo a um «tablet».

Liliana Navarra dá como exemplo «Afirma Pereira», que leva o visitante ao Convento dos Cardaes, junto ao Príncipe Real, à Casa do Alentejo, ao Chiado e ao Bairro Alto.

Segundo a responsável, este percurso demorou dois meses a ser estruturado, tendo em conta as especificidades toponímicas da cidade, o perfil dos visitantes, os detalhes relacionados com os filmes e os pormenores históricos de cada local a visitar. No caso de «Filme do Desassossego», o percurso inclui a Praça do Comércio, a Rua Augusta e o Rossio.

Para abril está previsto um percurso dedicado aos 40 anos da revolução de abril, a partir do filme
«Capitães de Abril», de
Maria de Medeiros. Está ainda a ser planeado um percurso que relaciona o fado com o cinema.

Liliana Navarra pondera ampliar a área geográfica para lá de Lisboa, incluindo por exemplo Sintra, onde foram rodados filmes como
«O Estado das Coisas», de
Wim Wenders, e
«A Nona Porta», de
Roman Polanski.

O Lisbon Movie Tour deverá incluir no futuro visitas específicas para pessoas com mobilidade reduzida e para surdos e estão previstos também workshops e palestras dedicadas a filmes turísticos.