"Não vai ser exibido nenhum filme de Manoel de Oliveira, vão ser apresentados alguns excertos de diferentes películas das várias fases do realizador com uma mesa redonda, numa homenagem ao português", afirmou Ana Paula Ribeiro, a coordenadora do Ensino do Português e representante do Instituto Camões no Canadá.

 A homenagem a Manoel de Oliveira está agendada para o dia 23 de fevereiro, na Universidade de Toronto, pelas 19:00 locais, num painel moderado pelo docente Hudson Moura, no qual se pretende uma "interação com o público".

 A Mostra de Cinema Português, de 2 de fevereiro a 9 de março, é organizada numa parceria entre as universidades de Toronto (departamento de Português) e de York (departamento de Estudos Portugueses e Luso-brasileiros), com o Instituto Camões, e realiza-se nas instituições de ensino superior.

 O objetivo principal da iniciativa cultural é promover o cinema, não só junto dos alunos das universidades, mas torná-lo mais acessível para a comunidade canadiana em geral, visto que os filmes estão legendados em inglês.

 A Universidade de Toronto, localizada na baixa da cidade, será o palco principal de uma grande parte dos eventos da mostra, com a exibição dos filmes: "Ronaldo (hoje, pelas 19:00 locais), "O Grande Kilapy (9 de fevereiro, 19:00) e "O Pátio das Cantigas" (1 de março, 19:00).

 Na Universidade de York, no norte de Toronto, será exibida a película "Sangue do Meu Sangue", no dia 9 de março, às 14:30 locais, e estará também patente naquela instituição, de 9 a 25 de marco, uma exposição sobre "O Cinema Português".

 Todas as sessões, terão entrada gratuita, e serão feitas introduções por docentes e especialistas.

Na sequência da Mostra de Cinema Português em Toronto vai decorrer em Montreal, no leste do Canadá, um Ciclo de Cinema, nas instalações da Missão de Santa Cruz, entre março a julho.

 Serão exibidos os filmes "O Pátio das Cantigas", "Os Gatos Não Têm Vertigens", "A Gaiola Dourada" e "O Cônsul de Bordéus".

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.