"Matrix Resurrections" traz de volta atores dos filmes anteriores, a começar por Keanu Reeves (Neo) e Carrie-Anne Moss (Trinity), mas deixa de fora dois dos mais importantes: Laurence Fishburne (Morpheus) e Hugo Weaving (Agente Smith).
Os fãs lamentaram as ausências, mas a nova sequela não ignora completamente o estatuto icónico das suas personagens, que aparecem em imagens dos filmes anteriores.
Em várias entrevistas, Laurence Fishburne não evitou o tema e disse que não tinha uma resposta e ter ficado de fora e a pergunta devia ser feita à realizadora Lana Wachowski.
Já Hugo Weaving revelou que as negociações para regressar chegaram a uma fase adiantada, mas a realizadora desistiu quando surgiram dificuldades em conciliar a agenda da rodagem com os compromissos do ator na área do teatro na Austrália.
"Matrix Resurrections" apresenta uma versão mais jovem de Morpheus, papel de Yahya Abdul-Mateen II, que explicou que estava a interpretar "uma iteração diferente da personagem".
Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss explicaram o que se passou e admitiram que sentiram falta dos colegas.
"Falando com a Lana sobre isso... foi apenas para onde ela queria ir criativamente com a produção e história. Sim, adoramos o Hugo e o Laurence, e estivemos sempre a pensar neles", contou o ator em entrevista à Unilad.
"É difícil não pensar neles porque fazem tanto parte disso", acrescentou Carrie-Anne Moss.
"Adoro os dois e ambos são tão talentosos e excelentes pessoas. Mas para a Lana existiu uma evolução no que aconteceu com a história e nós estamos aqui para servir isso", reforçou.
"Matrix Resurrections" já está em exibição nos cinemas portugueses.
Trailer.
Comentários