Segundo o New York Timesl, que cita uma amiga da atriz, Sue Lyon morreu na noite de quinta-feira em Los Angeles. Até ao momento, não foram adiantadas as causas da morte.

Nascida a julho de 1946, foi escolhida aos 14 anos para protagonizar "Lolita", filme de Stanley Kubrick estreado em 1962. A atriz ganhou um Globo de Ouro por essa interpretação.

Para evitar um escândalo, o realizador queria que a atriz fosse mais velha do que a personagem do livro. Precisamente por causa da sua idade, Lyon não pôde assistir à estreia do filme em Nova Iorque, pois ainda não tinha 16 anos.

Lolita (1962), de Stanley Kubrick

Para fugir à censura, Kubrick mitigou voluntariamente os aspetos mais provocadores do romance, que narra uma relação entre uma adolescente e um homem adulto que se torna seu padrasto.

Como detalha o New York Times, Nabokov descreveu Sue Lyon como a "ninfa perfeita" para interpretar Lolita, antes de declarar mais tarde que gostaria de ver a atriz francesa Catherine Demongeot nesse papel.

Após o êxito da sua estreia no cinema, Lyon passou a trabalhar com alguns dos melhores cineastas dos anos 1960, como John Huston, em "A Noite da Iguana", de 1964, ou em "Sete Mulheres", o último filme de John Ford, em 1966.

Depois, a sua carreira desacelerou até à sua última atuação em 1980 com o filme de terror "Alligator: A Besta Sob o Asfalto", de Lewis Teague.

Lyon, que se casou cinco vezes, manifestou a sua intenção de encerrar a carreira no cinema e, numa entrevista em 1967 no "The Pittsburgh Press", disse que gostaria de ser professora, de se casar e ter filhos.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.