Aos 69 anos, Oliver Stone esteve pela primeira vez no grande festival de cultura pop que é a Comic-Con de San Diego, que decorre entre 21 e 24 de julho.

O motivo foi a apresentação de "Snowden", o 'thriller' que aborda Edward Snowden, o analista de sistemas que tornou públicos detalhes do sistema de vigilância global implementado pela agência norte-americana NSA.

A história da potencial invasão de privacidade compreensivelmente despertou o interesse de um realizador já com três Óscares que nunca virou as costas à polémica, nomeadamente em "Platoon", "JKK" e "Assassinos Natos".

Quando o debate na grande sala H da convenção sobre o filme abriu ao público, alguém quis saber qual a sua opinião sobre o Pokémon Go, o jogo lançado 6 de julho que se tornou um fenómeno cultural e uma obsessão onde jogadores procuram encontrar e capturar Pokémons com os seus 'smartphones' no mundo real.

Para além da popularidade, o jogo de realidade aumentada baseado em geolocalização despertou críticas por exigir o histórico de navegação e de email dos utilizadores do Google. Também tem sido apontado como a causa de uma onda de crimes e acidentes de trânsito em várias cidades do mundo.

Oliver Stone, naturalmente, vê-o como muito mais do que um jogo: o aplicativo "não é motivo para rir" e faz parte de uma cultura mais ampla de "capitalismo de vigilância" e "tem potencial para ser muito perigoso”.

"O que está a acontecer é uma nova forma de invasão", continuou, salientando que não se referia apenas ao jogo, mas às ações das grandes empresas em geral, como a Google, tão grandes que é “impossível prever onde isto vai dar”.

"É o negócio que mais cresce e têm investido enormes quantias de dinheiro no que é a vigilância é, extração de informação. Recolhem dados de cada pessoa nesta sala para obter informações sobre o que está a comprar, o que gosta e, acima de tudo, o seu comportamento".

O Pokemon Go trata-se de um 'retrocesso' na cultura da vigilância: "Isso é o que algumas pessoas chamam de capitalismo de vigilância. É o seu novo palco".

Com Joseph Gordon-Levitt , Shailene Woodley, Melissa Leo, Zachary Quinto, Tom Wilkinson, Scott Eastwood e Nicolas Cage, "Snowden" estreia a 22 de setembro em Portugal.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.