Kevin Spacey ganhou o seu primeiro Óscar com "Os Suspeitos do Costume", de 1995, mas o colega Gabriel Byrne revela agora que os problemas de assédio sexual já se manifestaram durante a rodagem, levando mesmo à sua paragem.
Numa entrevista ao The Sunday Times, Gabriel Byrne recordou um episódio que desvalorizou naquela altura mas que admite ter reavaliado por causa das várias acusações de assédio sexual a menores feitas agora contra o seu colega: a rodagem do aclamado filme foi interrompida durante dois dias por Spacey ter "sido acusado de comportamento sexual inapropriado em relação a um ator mais jovem".
"Honestamente não sabia naquela altura a extensão da sua violência. Isto é, ele era uma espécie de piada em que as pessoas diriam 'Isso é o Kevin', mas ninguém realmente compreendia a dimensão do seu comportamento predatório", revelou.
No elenco estavam também Benicio del Toro, Stephen Baldwin, Kevin Pollak, Chazz Palminteri e Pete Postlethwaite, mas Byrne acrescentou que só depois é que ele e os seus colegas descobriram a alegada razão para a breve interrupção na rodagem: "Só anos mais tarde é que começámos a perceber que foi parada por uma razão específica e que essa foi o comportamento sexual inapropriado de Spacey".
O ator também defendeu que tanto Harvey Weinstein como Kevin Spacey "partilhavam esse elemento de absoluto abuso de poder", recordando que ouviu "rumores vagos" sobre o produtor, nomeadamente de duas atrizes muito conhecidas, mas ficou indeciso sobre o que fazer: "Se não é verdade é horrível e se é verdade não nos compete dizer 'Bem, não estava lá, a porta estava fechada, não sei o que aconteceu, só ouvi a história'.
"Mas não sabia e muitas pessoas não sabiam, a dimensão da violência que ele exercia nas mulheres", acrescentou.
"Fiz três filmes com Harvey Weinstein e sabia que ele era desprezível. Sabia que era um tirano vil e vi a sua tirania de perto. Vi-o ser absolutamente horrível, não só com mulheres, mas também com homens. Ele tinha muito pouco respeito por qualquer tipo de ser humano. Ele queria as suas estrelas à volta dele.", garantiu.
Comentários