1. Sabia que na BD original da Marvel Thor era um… médico?

Quando Stan Lee e Jack Kirby criaram Thor para o universo Marvel em 1962, baseando-se na mitologia nórdica do deus do trovão, o centro da história estava em Donald Blake, um médico com uma perna deficiente que quando batia com a bengala no chão se transformava em Thor. Durante muito tempo, Blake dividiu a sua carreira na medicina com as aventuras do alter-ego Thor, e só em 1968 foi revelado que este último sempre existiu e que Odin o tinha colocado na Terra naquele corpo frágil para o curar da sua arrogância. No filme de 2011, Thor vem para a Terra pela mesma razão mas limita-se a perder os poderes.

2. Sabia que há várias diferenças entre o Thor da Marvel e o Thor da mitologia nórdica?

Apesar da mitologia nórdica ter servido de inspiração a Stan Lee e Jack Kirby na criação de Thor para a BD, há vários elementos da lenda que não foram transferidos para os quadradinhos ou mais tarde para o cinema. Por exemplo, na narrativa épica, Thor é ruivo, tem uma longa barba e desloca-se numa carruagem puxada por duas cabras, que usa como alimento e ressuscita no dia seguinte. Além do martelo Mjölnir, no folclore escandinavo Thor possui ainda o cinto Megingjoro, que lhe duplica a força, e as luvas de ferro Járngreipr, que lhe permitem levantar o martelo.

3. Sabia que em inglês e alemão o nome quinta-feira é literalmente o dia de Thor?

Em inglês, “Thursday” (quinta-feira) é uma atualização de “Thor’s Day”, que vem do  inglês antigo “Þūnresdæg” e do inglês médio “thuresday”, significando sempre o Dia de Thor. Na Alemanha, o termo para quinta-feira é “Donnerstag”, que também referencia o Deus do Trovão, uma vez que “Tag” significa “Dia” e “Donner” significa “Trovão”. A referência aos deuses nos dias da semana não é invulgar: por exemplo, o mesmo dia em francês é “jeudi”, em italiano é “giovedi” e em espanhol é “jueves” como referência a Júpiter. Em português, quinta-feira vem do latim “quinta feria”.

4. Sabia que o confronto na arena extraterrestre entre Thor e Hulk que vemos em “Thor: Ragnarok” vem de uma história na BD em que o deus do trovão… não aparece?

“Planeta Hulk”, publicada entre 2006 e 2007, é uma das histórias mais populares de Hulk na BD. A premissa é a de que Hulk é considerado perigoso demais para permanecer na Terra e é enviado a um planeta distante, onde se torna gladiador e que acaba por conquistar. Essa história foi publicada em Portugal em dois volumes pela Planeta DeAgostini em 2015 e 2016 mas na origem Thor não aparecia na história.

5. Sabia que já houve uma mulher a empunhar o martelo de Thor? E foi há muito pouco tempo: em 2014, na BD, Thor ficou temporariamente incapacitado de levantar o seu martelo Mjolnir e foi uma mulher que assumiu o papel de deusa do trovão. Durante um certo período, era desconhecida a identidade da heroína, que usava um capacete que lhe tapava o rosto, mas no fim acabou por ser revelado que se tratava de Jane Foster, que no cinema foi interpretada por Natalie Portman.

6. Sabia que tanto Chris Hemsworth como Tom Hiddleston fizeram audições para o papel de Thor?

Hiddleston já tinha trabalhado com o realizador Kenneth Branagh no teatro e na televisão, por isso foi convidado para fazer um teste para o papel de Thor. Apesar de ninguém negar o seu talento de ator, terá sido consensual que ele não era ideal para o papel. Quando foi de seguida ao casting para o papel de Loki, a reação foi esmagadoramente positiva e ele foi imediatamente contratado. Liam Hemsworth também fez testes para o papel de Thor mas acabaria por ser o seu irmão Chris a consegui-lo. De qualquer forma, o vídeo da audição de Hiddleston em tronco nu, que integra o “making of” do filme no DVD, tornou-se um sucesso nas redes sociais.

7. Sabia que Thor quase foi interpretado por um James Bond?

É verdade: após o sucesso de “Casino Royale” em 2006, Daniel Craig foi convidado a interpretar o Deus do Trovão no primeiro filme da série, mas acabou por recusar por incapacidade de conciliação de agendas com a série 007.

8. Sabia que no primeiro filme da série, o papel de Fandral não foi interpretado por Zachary Levi mas por outro ator conhecido?

Fandral integra, com Hogun e Volstagg, o principal trio de amigos de Thor, que surge pontualmente nos três filmes do herói. Zachari Levi, que dá voz a Flynn Rider na versão original de “Entrelaçados”, interpreta o herói em “Thor: O Mundo das Trevas” e “Thor: Ragnarok”, mas no primeiro filme, “Thor”, o ator foi Josh Dallas. A mudança deveu-se a um conflito de agendas: Dallas interpreta desde 2011 o papel do Príncipe Encantado na série “Era Uma Vez…”, o que o impossibilitou de voltar a ser Fandral.

9. Sabe que há na banda sonora do filme duas canções dos anos 70, muito populares mas radicalmente diferentes?

Quando saiu o primeiro trailer de “Thor: Ragnarok”, Josh Gad, que deu voz a Olaf em “Frozen – O Reino do Gelo” e que vimos recentemente em “A Bela e o Monstro”, disse no Twitter “Thor cruzado com Willy Wonka num teledisco dos Pink Floyd? Por favor levem todo o meu dinheiro agora”. Apesar do engano no nome da banda, a adesão massiva parece ter sido igual em todo o lado. A música que aí surge não é dos Pink Floyd, mas sim o clássico rock dos Led Zeppelin “Immigrant Song”, lançado em 1970 e com várias referências à mitologia nórdica. Além dessa surge no filme outro clássico lançado no ano seguinte, “Pure Imagination”, cantada originalmente por Gene Wilder na versão original de cinema de “Charlie e a Fábrica de Chocolate”. A restante banda sonora instrumental é assinada por Mark Mothersbaugh.

10. Sabe que Thor foi homenageado nos anos 80… num filme da Disney?

É um pequeno clássico juvenil da década de 80, recordado por quem era jovem nessa década: em “Aventura Fora de Horas” (1987), Elizabeth Shue toma conta de três miúdos durante uma noite atribulada em que tudo o que pode correr mal, corre ainda pior. Uma das crianças é Sara, uma menina de oito anos, que é uma fanática por Thor e passa a vida com um capacete igual ao dele. Mais para o fim do filme, surge uma personagem loura de martelo que ela acredita ser o verdadeiro Deus do Trovão, e que é interpretada por um muito jovem Vincent D’Onofrio, que teria depois uma brilhante carreira, que inclui o vilão Kingpin, na série “Demolidor”, que a Marvel produziu para a Netflix.

11. Sabia que Thor já foi uma rã?

Numa das fases mais elogiadas de Thor na BD, assinada por Walt Simonson entre 1983 e 1986, o Deus do Trovão foi transformado num sapo na sequência de um feitiço do seu irmão Loki, e passou quatro números a viver aventuras como batráquio, acabando por liderar um grupo de rãs contra um bando de ratos.

12. Sabia que Thor e Hulk já se enfrentaram num filme no anos 80? E não foi em desenho animado…

Pintado de verde, o culturista e ator Lou Ferrigno deu vida a Hulk numa série de televisão muito popular exibida entre 1978 e 1982, a que se seguiram três telefilmes entre 1988 e 1990. No primeiro deles, “O Regresso do Incrível Hulk”, o gigante verde inicialmente enfrenta Thor, interpretado por Eric Kramer, mas acabam por unir-se para derrotar um mafioso. O telefilme, de que Stan Lee foi consultor, pretendia servir de teste a uma potencial série centrada em Thor, mas apesar de ter tido grande sucesso o projeto nunca foi para a frente.

"Thor: Ragnarok" chega aos cinemas portugueses a 26 de outubro.