«We Need to Talk About Kevin», da britânica Lynn Ramsay, que conta a história de Eva, mãe de um jovem americano que um dia cometerá um massacre na sua escola, estremeceu nesta quinta-feira o Festival de Cinema de Cannes.
«Pina» não é apenas um documentário nem é apenas um espectáculo filmado para o cinema. O filme, que esta semana estreia, é uma homenagem a Pina Bausch, feita de alma e coração, pelos seus bailarinos e pelo realizador Wim Wenders.
Jude Law, Robert De Niro e Uma Thurman foram algumas das estrelas que marcaram presença na cerimónia de abertura do Festival de Cannes, onde o realizador Bernardo Bertolucci recebeu a Palma de Ouro de carreira.
«Águas Mil» coloca um jovem a tentar descobrir toda a verdade a verdade que lhe esconderam sobre o seu pai revolucionário. O realizador Ivo M. Ferreira e a actriz Joana Seixas apresentaram o filme ao SAPO.
Pedro Almodóvar, Terrence Malick, Lars von Trier, Nanni Moretti e Woody Allen são alguns dos nomes que irão atravessar a mítica passadeira vermelha do Festival de Cinema de Cannes, cuja 64ª edição arranca hoje.
Bernardo Bertolucci, que recebeu a primeira «Palma de Honra» do Festival de Cannes, abriu esta quarta-feira à noite a sua 64ª edição durante a tradicional cerimónia antes da exibição do filme de Woody Allen «Midnight in Paris».
O filme «Midnight in Paris», uma canção de amor à cidade da luz do realizador nova-iorquino Woody Allen, tem honras de abertura em Cannes. Em conferência de imprensa, o cineasta explicou como convenceu Carla Bruni a participar no filme.
Woody Allen passeou-se pela passadeira vermelha com o elenco de «Midnight in Paris», Antonio Banderas e Salma Hayek foram promover o Gato das Botas e o júri internacional apresentou-se às objectivas dos fotógrafos.
O realizador Johnnie To e a produtora Shi Nansun dão ao júri da competição oficial de Cannes um sabor a Hong Kong. Mas quem lidera é outro veterano, Robert De Niro.
Um realizador esquecido por muitos e incompreendido por tantos é o alvo de um filme feito por finalistas da Universidade Católica do Porto. «Artur» estreou ontem e vai agora correr os festivais de cinema nacionais e internacionais.
A partir de hoje, o SAPO Cinema vai acompanhar diariamente o festival de Cannes. Entre os dias 17 e 22, uma equipa do SAPO Cinema vai estar em Cannes para trazer todas as novidades a partir do centro da acção.
Pedro Almodóvar, Takashi Miike e Terrence Malick são alguns dos cineastas cujos mais recentes integram a prestigiadas Competição Oficial da 64ª edição do Festival de Cinema de Cannes.
De «Apocalypse Now» a «O Leopardo», passando por «Pulp Fiction» e «O Laço Branco», recorde todos os filmes que ganharam a Palma de Ouro do Festival de Cannes.
Como é que o Festival de Cinema de Cannes se tornou o mais importante do planeta? A história começa nos anos 30 mas teve tantas convulsões que merecia ser alvo de um filme. E a motivação principal foi tão política como artística.
Após a estreia no último Festival de Cinema de Berlim, «Swans» chega ao IndieLisboa, assinado por Hugo Vieira da Silva, que já chamara a atenção dos cinéfilos nacionais com a sua longa-metragem de estreia, «Body Rice».
Uma semana depois de ter acolhido os realizadores João Botelho e Rui Simões, a Coreia do Sul vai apresentar a partir de quinta-feira uma exposição de videoarte portuguesa, com a presença de João Tabarra.
Após documentários tão elogiados como «Lisboetas» e «A Cidade dos Mortos», Sérgio Tréfaut estreia-se na longa-metragem de ficção com «Viagem a Portugal», protagonizado por Maria de Medeiros.
Segundo de uma série de três documentários de Jonathan Demme dedicado ao mítico cantautor canadiano Neil Young, um dos grandes destaques do IndieMusic.