Os Óscares estão aí e o «e-Cinema» desta semana acompanha a onda. Deixamos de lado as estreias da semana para recordar alguns dos recordistas dos prémios da Academia, de «Titanic» a «E Tudo o Vento Levou».
O SAPO Cinema dedica esta semana a uma ronda de debates sobre os Óscares. O convidado desta tarde é o realizador e divulgador Lauro António, que responde a partir do incontornável Café Vá-Vá. Participe, deixando a sua pergunta.
Só há um Óscar garantido na cerimónia de entrega dos prémios é o de Melhor Longa-Metragem de Animação a «Toy Story 3». Mas, tendo em conta que se trata do maior êxito de crítica e bilheteira do ano, não mereceria também o de Melhor Filme?
Um dos grandes sucessos «indies» do ano, «Blue Valentine» valeu a nomeação ao Óscar de Melhor Actriz a Michelle Williams e o SAPO foi recolher as primeiras opiniões na antestreia em Lisboa.
O SAPO Cinema dedica esta semana a uma ronda de debates sobre os Óscares. O convidado desta tarde é o crítico de cinema, Rui Pedro Tendinha. Participe, deixando a sua pergunta.
O tema está quente em Los Angeles. Depois de ter sido nomeado ao Óscar para Melhor Documentário, o artista Banksy está a preocupar a Academia. Se ganhar, não quer revelar a sua identidade. A Academia só o deixa ir ao palco se tirar o capuz.
O SAPO Cinema iniciou hoje uma semana de debates sobre os Óscares. O convidado desta tarde é o crítico de cinema e comentador da noite dos Óscares, José Vieira Mendes.
É a revelação do momento, a jovem de 14 anos nomeada ao Óscar de Melhor Actriz Secundária pelo seu filme de estreia na longa-metragem: «Indomável». O SAPO esteve à conversa com ela, naquela que foi a segunda ronda de entrevistas da sua carreira.
«Nader and Simin - a Separation», do realizador iraniano Asghar Farhadi, conquistou o Urso de Ouro da 61ª edição do Festival de Berlim. Trata-se da primeira vez que uma produção iraniana vence o prémio máximo do certame.
Os Óscares da Academia somam já 83 cerimónias com momentos inesquecíveis para recordar. Os discursos emocionados, os momentos mais divertidos e os episódios mais memoráveis estão reunidos neste vídeo.
Produzido pela Stopline Filmes de Leonel Vieira e adaptado do célebre romance de Chico Buarque, «Budapeste» é protagonizado por Leonardo Medeiros, que recorda a sua experiência neste projecto, muito elogiado na antestreia em Lisboa.
Já podia ter vencido um Óscar para Melhor Actriz Secundária mas deixou-o escapar. Este ano, é uma das favoritas ao prémio de Melhor Actriz pelo seu papel de bailarina obcecada em «Cisne Negro».
O elenco de «Cosmopolis», o mais recente projecto de David Cronenberg, protagonizado por Robert Pattinson e co-produzido por Paulo Branco através da Alfama Films, juntou agora ao elenco Paul Giamatti, Juliette Binoche e Mathieu Amalric.
Tem 20 anos mas chegou à lista de nomeadas para o Óscar de Melhor Actriz. Em «Despojos de Inverno», Jennifer Lawrence interpreta uma jovem com a família às costas, obrigada a viajar por território montanhoso para encontrar o pai fora-da-lei.
Um ano depois de conquistar a estatueta dourada por «Crazy Heart», Jeff Bridges regressa à corrida aos Óscares com «Indomável», um «western» dos irmãos Coen. O SAPO esteve em Paris à conversa com o actor.
O documentário «José e Pilar» está nomeado para dois galardões: para melhor filme na categoria de cinema dos prémios entregues pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e para melhor documentário nos prémios da Academia Brasileira de Cinema.
Jeff Bridges, Josh Brolin, Matt Damon e Hailee Steinfeld lideram o elenco do novo filme de Joel e Ethan Coen que esta semana chega a Portugal. «Indomável» é o destaque da semana no «e-Cinema».
A homenagem ao actor Alec Baldwin aconteceu em frente ao restaurante Beso, de Eva Longoria, em Hollywood Boulevard, a apenas sete quarteirões de distância da estrela da sua ex-esposa, Kim Basinger.
Carter Burwell volta a trabalhar com os irmãos Coen no western «Indomável», e apresenta os fundamentos da sua partitura nesta «featurette» sobre o filme.
Jesse Eisenberg teve a difícil tarefa dar corpo ao criador do Facebook, e isso valeu-lhe nomeações em quase todos os prémios da temporada, Óscar incluído. E até teve um encontro em directo com o homem real que levou até ao cinema.
Na 31ª edição do Fantasporto não vai haver convidados internacionais de renome. A culpa é da falta de dinheiro mas nem por isso a organização considera que o Festival Internacional de Cinema do Porto está menos apelativo.
Todos os anos, na noite dos Óscares, são recordados os nomes a que o cinema disse adeus. Fizemos o mesmo e recordámos os actores, produtores, realizadores e argumentistas que se despediram no último ano.
A banda sonora de «Amália, o Filme», composta por Nuno Maló, é uma das nomeadas para os prémios da Associação Internacional de Críticos de Música de Cinema, na categoria de Melhor Banda Sonora Original num Filme Dramático.
É a actriz mais experiente entre todas as nomeadas este ano, e aquela que conta com mais nomeações ao Óscar. Aos 58 anos, Annette Bening bate-se pela estatueta pela quarta vez, desta feita com «Os Miúdos Estão Bem».