Cerca de 37,6 milhões de norte-americanos viram no domingo a transmissão televisiva da cerimónia dos Óscares, o que significou menos sete por cento em relação a 2010, de acordo com a empresa de estatísticas Nielsen.
A actriz americana Jane Russell, conhecida pelo seu papel em «Os Homens Preferem as Louras» (1953) ao lado de Marilyn Monroe, morreu aos 89 anos na sua casa em Santa Maria (Califórnia), informaram fontes ligadas à artista.
O mestre sul-coreano Kim Woon Jee, vencedor do Fantasporto em 2004 com «A História de Duas Irmãs – A Tale of Two Sisters» regressa com um conto sobre vingança.
O papel de Nadia, a prostituta em «Rocco e os Seus Irmãos» foi um dos mais célebres da carreira da actriz Annie Girardot, que trabalhou às ordens de realizadores como Luchino Visconti, Claude Lelouch, Roger Vadim e Mario Monicelli.
Depois de «Titus», Julie Taymor volta a aplicar a sua imaginação delirante ao universo de Shakespeare, adaptando desta vez a última obra do bardo, «A Tempestade».
Foi uma noite sem surpresas: os resultados bateram todos certos com as previsões dos analistas, com «O Discurso do Rei» a vencer em toda a linha. Colin Firth, Natalie Portman, Christian Bale e Melissa Leo foram os actores premiados.
Um dos filmes mais arrepiantes dos últimos anos vem da Sérvia e é apresentado hoje no Fantasporto, após um percurso recheado de polémica devido à extrema violência das suas imagens.
É já a partir da uma da manhã que Portugal se vai ligar por via televisiva a Los Angeles, à cerimónia de entrega dos Óscares. «O Discurso do Rei» lidera o número de nomeações mas tudo indica que os prémios se vão dividir por vários filmes
Na noite anterior à cerimónia de apresentação dos Óscares, que premeia os melhores do cinema, são entregues os prémios Razzie, que distinguem os piores da Sétima Arte. Este ano, o grande vencedor foi «O Último Airbender 3D».
Baseado numa muito célebre série de banda desenhada francesa, esta aventura fantástica na Paris do início do século XX marca o regresso ao Fantasporto do cinema de Luc Besson, que venceu o Grande Prémio do certame com «O Último Combate».
No filme «O Discurso do Rei», George VI é retratado através da sua gaguez e do bloqueio que ela lhe traz à sua "profissão". Em Portugal, mais de 100 mil pessoas sofrem de gaguez e muitas outras usam a voz como instrumento de trabalho.
«O Escritor Fantasma» e «Dos Homens e dos Deuses» foram os grandes vencedores dos Césares, com o segundo a vencer o troféu de Melhor Filme. «A Rede Social» foi considerado Melhor Filme Estrangeiro.
Em antecipação do «glamour» que vai desfilar no Kodak Theatre, em Los Angeles, o Alcântara Café vai organizar uma noite cinematográfica no sábado, dia 26.
O músico português Nuno Maló, autor de várias bandas sonoras para filmes, foi eleito o compositor revelação do ano nos Estados Unidos, anunciou hoje a Associação Internacional de Críticos de Música para Cinema.
O SAPO Cinema termina hoje uma semana de ronda de debates sobre os Óscares. O convidado desta tarde é o realizador, argumentista e músico de jazz Filipe Melo. Participe, deixando a sua pergunta.
Na madrugada de 27 para 28 de Fevereiro, o SAPO Cinema acompanha em directo a noite dos Óscares através do Facebook. Junte-se a nós e participe na discussão.
Hilary Swank protagoniza um «thriller» ao lado de Jeffrey Dean Morgan e Christopher Lee no filme que marca a abertura da competição oficial do Fantasporto.
Afinal, quem vota no quê para a cerimónia de entrega dos Óscares? E como se decidem os nomeados? Saiba tudo sobre o processo de votação nas várias categorias dos prémios da Academia.
O apelido não engana. João Dorminsky é filho de Beatriz Pacheco Pereira e Mário Dorminsky, directores do Fantasporto, e diz que o festival é parte do seu ADN.
A história verídica de Aron Ralston, o aventureiro que se viu forçado a cortar o próprio braço após tê-lo preso mais de cinco dias a uma rocha, é o papel mais importante da carreira de James Franco. «127 Horas» estreia hoje.
Com centenas de filmes, convidados de luxo, exposições, retrospectivas, «masterclasses», a Monstra - Festival de Animação de Lisboa prepara-se para voltar a animar a capital, com a Holanda como país convidado, entre 21 e 27 de Março.
O SAPO Cinema dedica esta semana a uma ronda de debates sobre os Óscares. A convidada desta tarde é a crítica de cinema e apresentadora do canal Q, Ana Markl. Participe, deixando a sua pergunta.