A 12ª edição da Monstra - Festival de Animação de Lisboa decorre entre 7 e 17 de março no cinema São Jorge e no Cinema City Alvalade, com programação noutros espaços, como o Museu da Marioneta e a Fundação Calouste Gulbenkian.
«Crulic, O Caminho Para o Além», da realizadora romena Anca Damian vence Grande Prémio da Monstra 2013 e «Kali, o Pequeno Vampiro», de Regina Pessoa, arrecada o Prémio de Melhor Curta Portuguesa, da Competição SPAutores/Vasco Granja.
O regresso ao cinema de Hiroyuki Okiura, o realizador do importante «Jin-Roh: The Wolf Brigade», faz-se com este filme sobre a reação de uma menina à morte do pai, que levou sete anos a terminar.
A dsérie de animação infantil «Pocoyo» é um sucesso em todo o mundo. Alfonso Rodriguez, um dos seus criadores, esteve na Monstra - Festival de Animação de Lisboa, e contou ao SAPO a razão deste êxito planetário.
Um homenagem à pintura com subtexto de reflexão política é o que nos propõem o inmportante realizador francês Jean-François Laguionie, num dos filmes visualmente mais impressionantes da competição.
Um filme muito premiado que é uma das mais recentes obras do Studio Ghibli, que nos deu fitas como «A Viagem de Chihiro, realizada por Goro Miyazaki, filho de Hayo Miyazaki, co-autor do argumento.
Um notável e muito premiado documentário em animação que conta a história de Claudiu Crulic, um cidadão romeno que morreu numa prisão polaca quando fazia greve de fome.
A abrir a competição oficial da Monstra destaca-se a primeira longa-metragem de animação em stop-motion espanhola, em 3D e criada graças ao sistema de «crowdfunding», ao som da música de Philip Glass.
Uma das primeiras longa-metragens de animação brasileiras estreou em 1983 e é o filme mais marcante de Chico Liberato, o convidado de honra da Monstra 2013, que estará na sala para apresentar o filme.
O maior clássico da animação japonesa cumpre 25 anos em 2013 e a Monstra apresenta uma sessão especial de aniversário, de um filme incontornável que nunca estreou em sala em Portugal.
A estreia europeia da nova longa-metragem do realizador brasileiro Chico Liberato, o nome mais importante do cinema de animação de Terras de Vera Cruz.
A Monstra - Festival de Animação de Lisboa inicia hoje a maior edição de sempre, com a exibição de mais de 250 filmes, centrando-se nas longas-metragens e em dois países convidados, Brasil e Espanha.
A Monstra - Festival de Animação de Lisboa terá em março a maior edição de sempre, com mais de 250 filmes, sobretudo de Espanha e Brasil, os dois países convidados deste ano, anunciou hoje o diretor, Fernando Galrito.