O júri da 12ª edição da MONSTRA – Festival de Cinema de Animação de Lisboa atribuiu o Grande Prémio a um documentário sobre a vida de Crulic, um jovem romeno, que morreu numa prisão polaca a fazer greve de fome, filme que cruza várias técnicas de animação, como o stopmotion, a colagem e os recortes. «Crulic, O Caminho Para o Além» consagrou-se assim o vencedor do Grande Prémio Monstra de 2013.

Na Competição Portuguesa, a realizadora Regina Pessoa foi distinguida com o Prémio SPA/Vasco Granja, com o seu filme «Kali, o Pequeno Vampiro», tendo Joana Bartolomeu recebido o Prémio do Público, na mesma categoria, com o seu mais recente filme «M».

Na Competição Internacional, «O Apóstolo», do espanhol Fernando Cortizo, arrecadou o Prémio do Público e Melhor Banda Sonora. Ainda nesta categoria, o prémio para Melhor Filme para Infância e Juventude foi atribuido a «Le Tableau», e o Prémio Especial do Júri ao filme «Couleur de Peau: Miel». O filme japonês «From Up On Poppy Hill» e «Selkirk, O Verdadeiro Robinson Crusoe», de Walter Tournier, receberam as Menções Honrosas do júri.

Na categoria de Curtíssimas, dedicada a filmes com menos de dois minutos, os vencedores foram «Corpo Body Corps Körper Corpus», de Vanessa Namora Caeiro (Competição Nacional) e «Preso no Tempo», do iraniano Naghmeh Farzaneh (Internacional) e foram ainda atribuídas menções honrosas a «Bonnie», de Masanori Okamoto (Japão), «Eros» de Vaiana Gauthier, (França) e «Radio Cartaz», de Sam (Espanha).

A Competição de Filmes de Estudantes Portugueses - Prémio FNAC foi ganha pelo filme «O Castigo», de Nelson Fernandes, e na Competição Internacional de Estudantes ganhou «Oh Sheep», de Gottfried Mentor, filme que também recebeu o Prémio do Público, dentro desta categoria.

O Festival MONSTRA 2013 contou ainda com a primeira edição do Prémio de Apoio à Produção, cujo projecto vencedor foi «Os Prisioneiros», de Margarida Madeira.

A 12ª edição do Festival MONSTRA começou no dia 7 de Março e termina amanhã, dia 17 Março, podendo ser possível ver os filmes vencedores no Cinema São Jorge às 18h e 21h30 e no Cinema City Alvalade às 19h30 e 21h30.