Depois do sucesso retumbante de "A Vida Secreta dos Nossos Bichos", a lllumination quis continuar a explorar a questão: o que fazem os nossos bichos quando não estamos em casa?

A sequela regresa com as personagens do filme original para explorar uma nova fase das suas vidas e introduz elementos cativantes, como a cadelinha destemida Daisy (Tiffany Haddish) ou Rooster, um cão pastor interpretado por Harrison Ford (João Lagarto na versão portuguesa).

Três aventuras ocorrem de modo distinto, onde Terrier Max (Patton Oswalt / João Manzarra), Pomeranian Gidget (Lake Bell / Cleia Almeida) e o coelho Snowball, (Kevin Hart / Rui Unas), se encontram em situações arrebitadas e fora do seu cantinho predileto, onde terão de ultrapassar medos e defender os seus e o que é seu.

Com o âmago emotivo do filme estabilizado em Max e o seu sentido ultra-protetor sobre o novo membro da família, o bebé Liam, a ação segue com Snowball, que salva um tigre do circo... e Gidget, que tem de enfrentar uma gataria para resgatar o brinquedo preferido de Max.

A neurose e os receios de Max, as ilusões de super-herói do pequeno coelho e a operação secreta de Gidget, são aventuras acompanhadas da banda sonora do oscarizado Alexander Desplat ("A Forma da Água", "Grand Budapest Hotel"), que explora com graça e poder cada personagem: Max tem direito a um tema "western"; Gidget é envolvida num registo de música assustadora de casa assombrada; Snowball elevado com uma melodia de super-herói.

"A Vida Secreta dos Nossos Bichos 2" usa e abusa da linguagem das séries televisivas, emparelhando personagens e saltando de cena em cena, revelando momentos de humor sórdido e inesperado, mas também de ternura, compondo o que está no cerne da viagem emocional do filme: a aprendizagem e a preparação de quem mais gostamos para a independência.

No final, quando as três linhas narrativas se cruzam, o filme perde alguma tensão e precisava claramente de mais pulso na trela, mas o seu lado solto abre espaço para uma futura aventura televisiva numa plataforma de "video on demand".

E aí, cenas como a ansiedade única dos animais na sala de espera do veterinário; uma gata em altas com erva-gateira; ou o fascínio da cambada de gatos ao verem o laser vermelho que tanto os azucrina, ser conquistado, vão-nos ficar na retina e valer a ida ao cinema.

"A Vida Secreta dos Nossos Bichos 2": nos cinemas a 6 de junho.

Crítica: Daniel Antero

Saiba mais no site Cinemic.

Trailer:

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.