"A oferta de música para miúdos não é assim tão vasta ou interessante quanto isso", contou-nos Manuela Azevedo ao explicar parte da motivação para "Disco Voador", o sexto disco de originais dos Clã, com edição agendada para 26 de Abril.

Feita a pensar no público infantil, a nova colecção de canções surge depois de uma proposta do Estaleiro, associação cultural de Vila do Conde, local onde apresentaram dois espectáculos em Janeiro. O bom acolhimento desses concertos, aliado a uma maior proximidade dos elementos dos Clã junto dos mais novos - já que quase todos têm filhos - encorajou o surgimento de "Disco Voador".

Regina Guimarães, colaboradora habitual, voltou a ser a letrista convocada. E mais uma vez esteve em sintonia com a banda desde o início. "Uma das coisas que não queríamos era falar para os miúdos. Não queríamos ter essa atitude de lhes estar a dar lições. A vontade era que fossem eles o centro das canções, os protagonistas das histórias, como se fossem eles a cantar a canção. Mas queríamos fazê-lo também de uma maneira mais irreverente, mais torcida, com conceitos e ideias que os desafiassem", assinala Manuela Azevedo.

Um disco (e muitos concertos) para toda a família

A voz dos Clã ressalva que, embora os filhos sejam a meta, os pais não são obrigados a ficar de fora destas canções: "Abordamos sentimentos que cabem em qualquer idade, como a amizade ou a paixão, mas aqui de forma mais pura e crua, sem a tinta do cinismo dos adultos. Queríamos que fosse um disco e um espectáculo partilhado entre pais e filhos, com um território de encontro e de cumplicidades entre várias idades".

Hélder Gonçalves garante que o resultado continua a soar aos Clã como os conhecemos. "O ambiente sonoro das coisas continua a ter muito a ver connosco. Não é assim tão diferente do que fazemos", refere o músico, que nos diz ainda que o intercâmbio etário é também elemento-chave dos concertos. "Gostávamos de furar os percursos habituais dos espectáculos para crianças, fazer espectáculos em festivais de Verão ou em salas como o Hard Club, para os miúdos verem como é um bar de rock à noite. A ideia é não ir só aos lugares onde as crianças costumam ir mas dar-lhes acesso a outras experiências. Interessa-nos muito este tipo de ligação", avança.

Para já, além das apresentações de "Disco Voador" no Centro Cultural de Belém, a 30 de Abril, e na Casa da Música, no Porto, a 4 de Maio, estão previstas passagens por vários teatros e auditórios - "sítios ideais para os espectáculos, com melhores condições para apreciar o trabalho cénico e plástico", salienta Manuela Azevedo.

Disco levanta voo na redacção do SAPO

Antes da edição do disco e dos próximos espectáculos, algumas das novas canções dos Clãjá podem ouvir-se no SAPO Música. Três delas foram tocadas ao vivo na redacção perante uma turma do quinto ano de escolaridade (que não perdeu tempo a requisitar um encore de "Amigo do Peito", o tema mais dinâmico). Na sua visita ao SAPO, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves sugeriram discos (e filmes, e livros) para os mais novos e não só, recordaram concertos e contaram-nos que músicas foram ouvindo desde a infância. Os vários vídeos da conversa serão partilhados ao longo desta quinta-feira.

Entrevista, edição vídeo e texto @Gonçalo Sá/ Câmara @Luís Piçarra e Nuno Lobo

Os Clã sucedem a Zé Pedro, David Fonseca, Peaches, Lloyd Cole, Manel Cruz, Ana Moura e The Legendary Tigerman como editores do SAPO Música. O SAPO Música vai continuar a convidar figuras marcantes das mais diversas áreas do panorama musical português e internacional para que tragam o seu conhecimento e as suas opiniões ao site, enriquecendo-o com a sua experiência e visão do mundo da música.