Diogo Nogueira tem 29 anos, é cantor e compositor e vem de uma nobre linhagem do samba, sendo filho de João Nogueira. Pela mão do seu pai, Diogo frequentou o mundo do espetáculo desde cedo e rapidamente surgiram os convites para participar nas rodas de samba do Rio, hábito que lhe rendeu respeito e aprovação dos bambas da música.

«Na verdade eu queria ser jogador de futebol, mas o destino acabou me levando para a música… lá em casa as festas aconteciam e duravam bastante tempo. Iam grandes artistas como Martinho da Vila, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Ivan Lins... eu estava ali na roda de samba, vendo, pegava num tamborim. Mas o samba só entrou na minha vida depois que o meu pai morreu, Eu tinha uns 24 anos».

No final de 2005, participou no espectáculo comemorativo dos 40 anos de carreira da cantora Beth Caarvalho no Theatro Municipal, Rio de Janeiro e nessa noite Diogo emocionou o público com a sua interpretação de «O Poder da Criação».

Em 2007, gravou o seu primeiro DVD no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, com clássico de sambas e músicas inéditas, ao lado dos convidados Marcelo D2, Xande de Pilares e o violinista Marcel Powell. CD e DVD foram editados, confirmando Diogo Nogueira como a maior revelação do samba da sua geração.

Em novembro de 2008 Diogo fez a sua primeira viagem internacional, ao Texas (EUA), onde participou na festa do Grammy Latino 2008, nomeado na categoria de Artista Revelação, e aproveitou para fazer shows em Los Angeles e San Diego. Em Junho de 2009, voltou aos Estados Unidos, onde fez uma pequena tourné por Miami, Houston, Los Angeles, San Francisco e Newark.

Também em junho de 2009 Diogo Nogueira lançou, pela EMI Music, o segundo CD da sua carreira, «Tô Fazendo a Minha Parte», onde apresenta músicas inéditas, da sua autoria e de compositores como Chico Buarque, Ivan Lins, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Xande de Pilares, Flavinho Silva, entre outros. Este álbum vendeu mais de 30 mil unidades.

Em outubro de 2009, Diogo Nogueira sagrou-se Tetra Campeão na Escola de Samba do Grupo Especial «Portela», co-assinando, pelo quarto ano consecutivo, o samba-enredo da azul e branco, escola do coração da família Nogueira. Tanto em 2007 quanto em 2008, o samba-enredo feito por Diogo recebeu notas máximas de todos os jurados no desfile da Portela.

Em Julho de 2010 Diogo gravou na casa de espetáculos Vivo Rio, Rio de Janeiro, o CD e DVD – «Sou Eu – Ao Vivo», que chega agora a Portugal. Ao seu lado no palco, juntou um dos maiores compositores do mundo, Ivan Lins; o maior compositor brasileiro vivo, Chico Buarque, o mais jovem instrumentista do país, o bandolinista Hamilton de Holanda e a grande sambista romântica brasileira, Alcione.

O ano de 2010 foi excelente para o artista, já que também arrecadou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba com o CD «Tô Fazendo a Minha Parte» (2009) que apresentou na Europa.

Diogo Nogueira estreou-se em Portugal há precisamente um ano para dois espectáculos no Casino do Estoril (Lisboa) e no Hard Club (Porto).

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.