Nem era preciso os Shoes editarem um disco para serem amigos próximos das pistas de dança mais apetecíveis. A sua colecção de remisturas para gente como Marina & the Diamonds, Ladyhawke, Hadouken, Santogold ou Telepathe já tinha despertado algumas atenções para o duo francês, que nessas releituras de canções de terceiros mostrou queda para os caminhos mais hedonistas da electrónica.

A tendência hedonista manteve-se na produção de parte do último álbum de Shakira, num primeiro contacto com um público mais alargado, e tem continuidade em "Crack My Bones", disco de estreia de evidente tom dançável e veraneante.

Conjunto de canções com indie pop encharcada de electrónica e directa ao assunto (as faixas raramente vão muito além dos três minutos), o álbum não trai a eficácia revelada nas remisturas e volta a sugerir que os Shoes são adeptos de colaborações. "Crack My Bones" inclui entre os convidados alguns nomes em ascenção da electrónica recente, caso de Esser, Wave Machines ou CocknBullKid, além dos mais veteranos Lexxx (que já produziu Madonna ou os Crystal Castles) e Gonzales (também ele um ávido adepto de colaborações).

O contributo de várias vozes e influências tem reflexo num alinhamento que, mais do que um álbum, acaba por soar a uma compilação, com tudo o que isso tem de melhor - há sempre algumas supresas ao virar da esquina - e de pior - ficamos sem saber muito bem qual o som dos Shoes num álbum que tanto lembra os britânicos Klaxons e Friendly Fires como os conterrâneos Phoenix e Minitel Rose.

Sem nunca se aproximar de algo extraordinário, "Crack My Bones" é sempre agradável, muitas vezes trauteável e frequentemente divertido, atributos que o tornam num bom disco de cabeceira para este Verão - ou antes companhia de dias de sol e noites de festa, especialmente em portentos como "Bored" ou "Investigator" (o tema mais longo e espacial do disco, com quase nove minutos de frenesim em crescendo). Ao contrário de tantos outros, estes sapatos dão-se bem com a pista de dança.

@Gonçalo Sá

Videoclip de "Stay the Same" (feat. Esser):

Videoclip de "Cover Your Eyes" (feat. Wave Machines):

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.